Para marcar a data, os monges beneditinos prepararam uma programação especial com quatro celebrações eucarísticas, abertas ao público. A primeira missa será às 6h30, no horário habitual da comunidade. Às 9h30, ocorre a Celebração Solene, presidida por Dom Abade Luiz Pedro Soares, OSB, seguida de outras duas missas, às 16h e às 19h, que encerram a programação litúrgica do dia.
Após cada celebração, haverá a tradicional bênção das medalhas de São Bento, símbolo de proteção espiritual. Os fiéis podem trazer suas medalhas de casa ou adquiri-las na loja do próprio Mosteiro.
“A Festa de São Bento é um momento de renovação da fé, de memória à vida e à obra do nosso fundador, e também de comunhão com a comunidade que, há mais de quatro séculos, caminha conosco. Neste ano, queremos oferecer mais oportunidades para que os fiéis participem, por isso ampliamos o número de celebrações”, explica o Irmão Ângelo, um dos monges do Mosteiro.
A festa marca o dia em que as relíquias de São Bento foram levadas para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, na França, e é celebrada com missas solenes, canto gregoriano e os Ofícios Divinos, rezados pelos monges ao longo do dia. Fiéis de diversas localidades costumam comparecer à igreja, reconhecida também por seu valor histórico, arquitetônico e espiritual.
A Igreja do Mosteiro de São Bento, localizada no Sítio Histórico de Olinda, é considerada Patrimônio Nacional e encanta visitantes com seu altar barroco e tradição monástica preservada. A Festa de São Bento, portanto, representa não apenas um momento de fé, mas também de cultura e memória viva para o povo pernambucano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário