O Dr. Silvio Romero, dentista especialista em implantes e facetas, alerta para as delícias que oferecem um pouco mais de risco aos dentes, principalmente para quem está realizando algum tratamento. “O mais importante é evitar alimentos muito duros, como maçãs carameladas e castanhas. Alimentos que exigem muita força ao mastigar podem prejudicar a estrutura tratada, especialmente em pacientes que possuem facetas de resina ou cerâmica, usam próteses ou aparelho ortodôntico”, afirma o especialista do Centro Especializado de Reabilitação em Implantodontia Dentária (CERID).
Com certeza, a tentação é grande na hora de aproveitar as comidas típicas. No entanto, a proposta é simples: se o doce for grudento ou muito rígido, o ideal é higienizar a boca imediatamente após a ingestão. “A manutenção do aparelho deve ser feita mensalmente. Além disso, sempre que consumir alimentos grudentos, é fundamental realizar a higienização logo após a refeição, para preservar o tratamento e evitar o rompimento de peças”, alerta o dentista.
Os quitutes juninos – como milho, pé de moleque e cocada – são deliciosos, mas podem ser armadilhas para os dentes. O consumo de doces pegajosos e açucarados aumenta o risco de cáries, enquanto alimentos duros podem danificar lentes de contato dentárias e próteses. O Dr. Silvio também ressalta: “pacientes que passaram por tratamento de canal devem ter um cuidado ainda maior, pois os dentes ficam mais frágeis, especialmente diante de alimentos muito doces, duros ou pegajosos”, explica.
Todo o cuidado é válido e, preservando a saúde bucal, dá pra mostrar o sorriso sem moderação e aproveitar o melhor do São João sem riscos. “Com dentes saudáveis, você pode sorrir à vontade no São João!”, brinca Dr. Silvio Romero.

Nenhum comentário:
Postar um comentário