sexta-feira, 30 de maio de 2025

Confira o que os executivos atendidos pela Sing Comunicação estão lendo atualmente


Em um cenário cada vez mais complexo, repensar narrativas, aprimorar a comunicação e entender as transformações sociais e tecnológicas se tornam essenciais.
Por isso, selecionamos seis livros que, a partir de diferentes áreas — história, filosofia, tecnologia, negócios e linguagem —, oferecem ferramentas valiosas para ampliar a visão de mundo. De Sapiens, de Yuval Noah Harari, que reconstrói a jornada da humanidade com olhar crítico e interdisciplinar, até O Amanhecer de Tudo, de David Graeber e David Wengrow, que questiona os mitos fundadores da civilização, essas obras provocam reflexões profundas sobre quem somos e como poderíamos nos organizar de outras formas.


Com abordagens complementares, os títulos ainda incluem Meditações, de Marco Aurélio, um clássico estoico sobre liderança e equilíbrio emocional; Atravessando o Abismo, de Geoffrey Moore, referência para quem trabalha com inovação e tecnologia; The Nvidia Way, que narra os bastidores da empresa símbolo da revolução da IA; e Não Foi Isso Que Eu Quis Dizer!, de Marcelo Ferroni, que mostra como a interpretação equivocada de mensagens afeta nossas relações. São leituras instigantes para leitores e profissionais que desejam compreender melhor o presente, enfrentar desafios com mais clareza e construir o futuro com consciência.


As dicas são dos executivos atendidos pela Sing Comunicação. Confira!


O Despertar de Tudo - Uma nova história da Humanindade, de David Graeber e David Wengrow


Durante séculos, nossos ancestrais foram considerados primitivos e infantis, sendo divididos em duas categorias: iguais, livres e inocentes ou guerreiros e brutais. Com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Thomas Hobbes, a ideia que perdurou ao longo dos anos foi a de que só poderíamos alcançar a civilização sacrificando essas liberdades ou domesticando nossos instintos mais básicos. Neste livro revolucionário, o antropólogo David Graeber e o arqueólogo David Wengrow demonstram como essas teorias que emergiram no século XVIII foram uma reação à crítica feita por povos indígenas à sociedade europeia ― e porque elas estão erradas. Ao oferecer essa nova perspectiva, os autores questionam tudo o que conhecemos sobre as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria civilização, iluminando outras formas de liberdade e organização social e nos convidando a imaginar qual futuro desejamos para nós mesmos.


Dica de leitura de Everton Behenck, diretor de criação e marketing na WideLabs. Possui mais de 20 anos de experiência moldando marcas icônicas internacionais e locais na América Latina. Ao longo de sua trajetória, trabalhou com marcas de renome como Uber, Jeep, Brahma, UNICEF, Sadia, ESPN e VIVO (Telefônica Brasil).


_____


Não foi isso que eu quis dizer!, de Carol Jesper


A linguagem tem lá suas armadilhas. Poucos leitores podem ou querem se dedicar com rigor a cada texto lido, mas muitos sofrem consequências negativas por isso. Não foi isso que eu quis dizer! explora, de maneira única, os equívocos de interpretação de texto e da fala na vida cotidiana. Ao reunir exemplos inusitados e surpreendentes de tropeços de leitura, apresenta com sabedoria como eles podem afetar a vida pessoal e profissional dos brasileiros. A partir disso, explica as melhores estratégias para desenvolver as habilidades de leitura necessárias a quem deseja ter mais segurança na hora de interpretar uma mensagem, um comentário, uma notícia, um story... Com prefácio de Ana Paula Padrão, esta é uma obra que analisa incompreensões, mal-entendidos e como os sentimentos exacerbados podem nos impedir de ler bem. Não é apenas um livro sobre o engano, mas sobre o humano


Dica de leitura de Carla D’Elia, especialista em Business English e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). É fundadora da Save Me Teacher e da Expresse Idiomas. A executiva também é professora de inglês há mais de 20 anos e responsável por ajudar mais de 7 mil alunos no aprendizado com a língua estrangeria.


______


Marco Aurélio - Meditações


Uma das obras mais grandiosas da filosofia, “Meditações” reúne uma série de escritos pessoais de Marco Aurélio, o sábio imperador romano admirado pela dedicação e justiça que sustentou em meio às brutais guerras e calamidades desencadeadas em seu reinado. Valendo-se dos princípios morais do estoicismo, suas reflexões abrangem questões de relevância atemporal em defesa de uma vida virtuosa, entre as quais valores de liderança, disciplina, benevolência, integridade e coragem. São conceitos práticos há muito apreciados por estadistas e intelectuais, caracterizando este como um dos grandes livros de todos os tempos.


Dica de leitura de Beatriz Ferrareto, Partner e Chief of Business Development na WideLabs, onde, desde junho de 2024, lidera o desenvolvimento de soluções inovadoras para diversos setores, com destaque para o segmento de saúde. Antes dessa posição, atuou como Chief of Operations, período em que contribuiu para a conquista de prêmios internacionais como Cannes e LIA, refletindo o trabalho de uma equipe diversificada de especialistas.


_______


Atravessando o Abismo, de Geoffrey A. Moore


No livro Atravessando o Abismo, Geoffrey A. Moore mostra que, no Ciclo de Vida de Adoção da Tecnologia ― que começa com inovadores e depois segue para visionários, maioria inicial, maioria tardia e retardatários ―, existe um grande abismo entre os visionários e a maioria inicial. Enquanto os visionários querem se sacrificar para ter a vantagem de ser os primeiros, a maioria inicial aguarda até saber se a tecnologia realmente oferece melhorias na produtividade. O desafio para inovadores e profissionais de marketing é estreitar o abismo e acelerar a adoção em cada segmento. Esta terceira edição atualiza o trabalho clássico de Moore com dezenas de novos exemplos de sucesso e fracasso, novas estratégias para o marketing no mundo digital e percepções e descobertas mais atuais de Moore. O autor também incluiu dois apêndices novos, o primeiro conecta as ideias de Atravessando o Abismo ao trabalho publicado posteriormente em sua obra Dentro do Furacão; e o segundo apresenta seu recente e inovador trabalho, que foca os modelos de adoção da tecnologia para os mercados do consumidor de alta tecnologia.


Dica de leitura de Marcelo Pontieri, que há mais de 10 anos na NVIDIA é responsável por gerenciar o Marketing da divisão Enterprise da NVIDIA, dentro das suas reponsabilidades incluem a realização das estratégias de comunicação das diversas soluções que a empresa oferece ao mercado, incluindo: Inteligência Artificial, HPC e Máquinas Autônomas para América Latina. Possui mais de 25 anos de conhecimento em desenvolvimento nas diversas áreas de Marketing, Marketing para Canais, Imprensa e Marketing Digital, trabalhando para empresas multinacionais de TI. A trajetória de Marcelo inclui passagens pela Novell, Microsoft e Samsung.


________


Sapiens - Uma breve história da Humanidade, de Yuval Noah Harari 


O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Numa fração ínfima desse tempo, uma espécie entre incontá veis outras o dominou: nós, humanos. Somos os animais mais evoluídos e mais destrutivos que jamais viveram.Sapiens é a obra-prima de Yuval Noah Harari e o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. Num feito surpreendente, que já fez deste livro um clássico contemporâneo, o historiador israelense aplica uma fascinante narrativa histórica a todas as instâncias do percurso humano sobre a Terra. Da Idade da Pedra ao Vale do Silício, temos aqui uma visão ampla e crítica da jornada em que deixamos de ser meros símios para nos tornarmos os governantes do mundo. Harari se vale de uma abordagem multidisciplinar que preenche as lacunas entre história, biologia, filosofia e economia, e, com uma perspectiva macro e micro, analisa não apenas os grandes acontecimentos, mas também as mudanças mais sutis notadas pelos indivíduos.


Dica de leitura de André Sih, executivo sênior com sólida trajetória em estratégia empresarial, inovação e desenvolvimento de equipes, acumulando mais de 20 anos de experiência em grandes multinacionais. Sua missão é desenvolver organizações e inspirar equipes a criar valor para os clientes com o uso da IA promovendo impacto positivo na sociedade por meio de estratégia, inovação e eficiência. Atualmente, Sih é Founder & Managing Partner da Fu2re Smart Solutions, empresa especializada em Inteligência Artificial (IA), onde entende as necessidades e objetivos do cliente, constroi estratégias e soluções, as vende e executa.


__________


The NVIDIA Way - Jensen Huang and the Making of a Tech Giant, de Tae Kim


A NVIDIA é considerada a queridinha da era da inteligência artificial, com seus chips liderando a revolução da IA generativa e uma demanda sem precedentes. No entanto, a empresa tem raízes que remontam a mais de 30 anos, tendo sido fundada em um restaurante Denny’s, em San Jose. Por muito tempo, foi conhecida apenas no nicho dos games. Em The Nvidia Way, o jornalista Tae Kim revela, a partir de mais de cem entrevistas com figuras-chave da história da empresa (como o CEO Jensen Huang, cofundadores, investidores e executivos), como a NVIDIA superou tropeços iniciais, apostou em tecnologias antes de seu tempo e venceu concorrentes como a gigante Intel. O livro explora ainda a cultura interna da empresa, sua estrutura organizacional horizontal e os princípios de gestão de Jensen, oferecendo lições valiosas para empreendedores e líderes (versão reduzida em português, já que o livro está disponível apenas em inglês).


Dica de leitura de Vania Gracia, CEO da Sing Comunicação. Com mais de 30 anos de experiência em comunicação corporativa, Vania Gracio já atuou para marcas nacionais e internacionais de diferentes segmentos como tecnologia, entretenimento, consumo, e-commerce, esportes e muitos outros. Em 2018, foi colaboradora do livro “Brand Real: The Ultimate Entrepreneurs’ Handbook”, oferecendo dicas a empreendedores de startups sobre como e quando contratar uma agência de PR. Em 2004 fundou a Sing Comunicação, boutique de comunicação e PR administrada por mulheres: Vânia Gracio, fundadora e CEO; Janaína Leme, Partner & Head of PR; e Daniella Relva, Managing Partner. O conceito Powered by Women incentiva a todos – equipe e clientes – a ouvir e contar histórias e a valorizar pessoas e relacionamentos.


------------


Entre os serviços que a Sing Comunicação oferece estão: PR e Consultoria de Comunicação, Relacionamento com a Imprensa, Gestão e relacionamento com Influenciadores, Media Training, Prevenção e Gerenciamento de Crise, Gestão e Conteúdo para redes sociais, busca por Speaking Opportunities, Criação de Conteúdo, Comunicação Interna e Externa, Organização de Eventos, Thought Leadership, Branded Content, além de customizar a equipe de acordo com a necessidade do cliente.


A Sing Comunicação é fundada e administrada por mulheres: Vânia Gracio, fundadora e CEO; Janaína Leme, Partner & Head de PR; e Daniella Relva, Managing Partner. O conceito Powered by Women incentiva a todos – equipe e clientes – a ouvir e contar histórias e a valorizar pessoas e relacionamentos. Hoje, a Sing Comunicação conta com 25 profissionais, cobrindo todo o território nacional e América Latina – México, Chile, Colômbia e Peru. Também conta com atuação global viabilizada por meio da parceria com a Convoy, rede global de agência de Relações Públicas Independentes. Entre os clientes atuais estão marcas globais e nacionais como Lity, NVIDIA, ODATA, Peanuts, Twilio, ADATA, Fu2re, WideLabs, entre outros. 


Para mais informações visite o site https://www.singcomunica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário