Diante desse cenário, a campanha Abril Marrom surge como um alerta para a importância da prevenção da cegueira, incentivando exames oftalmológicos regulares e o tratamento precoce. Entre as principais causas da perda da visão estão doenças como a catarata, e doenças na retina, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética.
Catarata é a principal causa de cegueira no mundo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a catarata seja a principal causa de cegueira no mundo. A condição leva à perda progressiva da visão, mas com possibilidade de reversão por meio da cirurgia. A maior parte dos casos de catarata estão associados a catarata senil, ligada ao processo natural de envelhecimento, em que o cristalino se torna opaco, comprometendo a visão.
O médico oftalmologista Paulo Saunders, especialista em cirurgia de catarata e em doenças da retina, explica: O tratamento é feito através de cirurgia de remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma lente intraocular artificial transparente. As lentes intraoculares implantadas na cirurgia, ao mesmo tempo que substituem o cristalino, também podem corrigir o grau do paciente que possui erros refrativos. Muitas vezes, o paciente só percebe a perda da visão quando o problema já está bem avançado”, destaca o médico.
Doenças na retina
Entre as doenças que afetam a retina, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética são silenciosas e podem levar à perda progressiva da visão. Estima-se que 3 milhões de pessoas no Brasil tenham DMRI. “A DMRI ocorre em pessoas acima dos 50 anos de idade e provoca uma perda progressiva da visão central, afetando a mácula, região central da retina, que é responsável pela visão de detalhes, usada para leitura e na identificação de cores e formas”, explica o especialista Paulo Saunders. Já a retinopatia diabética é uma das principais complicações do diabetes nos olhos e pode levar à cegueira irreversível se não for tratada. “A retinopatia diabética afeta os pequenos vasos da retina e, sem o controle adequado da doença, pode comprometer de forma definitiva a visão do paciente”, alerta.
Como prevenir?
O médico oftalmologista Paulo Saunders enfatiza que a melhor forma de prevenir a cegueira é por meio de consultas regulares com o oftalmologista. O diagnóstico precoce é essencial para evitar a perda da visão. “Para quem não tem doenças oculares pré-existentes, a recomendação é realizar exames oftalmológicos anualmente. Já em casos específicos, o acompanhamento deve ser mais frequente, conforme a orientação médica”, destaca o especialista.
Paulo Saunders é oftalmologista, especialista em doenças da retina, cirurgia de catarata e a laser e é sócio-diretor do Hospital de Olhos Oftalmax.
Nenhum comentário:
Postar um comentário