Idealizado por um coletivo de bandas e produtores culturais independentes da periferia de Olinda e Recife, o festival tem como objetivo fortalecer e divulgar a música produzida nas comunidades periféricas do Grande Recife, com foco especial nas expressões culturais autênticas e representativas do estado.
Luiz Carlos da Silva, produtor geral do Festival Natora, destaca a relevância do evento para a cena independente: ‘’O evento é um movimento cultural que fortalece a cena independente e dá voz aos artistas periféricos, conectando comunidades e promovendo um espaço de resistência e valorização da arte.’’
Natora celebra os "Ritmos de Resistência", destacando a música periférica como uma expressão de luta e transformação. Mais do que um evento musical, é um espaço de encontro e reflexão sobre a cultura viva e a resistência coletiva, tendo como homenageados nesta edição Zuleide de Paula, escritora e ativista pernambucana, com 41 anos de trabalho político-cultural, guardiã das memórias de Peixinhos, que inspira gerações com suas obras e ação cultural; e Ori Osvaldo de Almeida, poeta e ativista social com mais de 50 anos de dedicação à educação e causas comunitárias, um exemplo de compromisso com a transformação social e cultural.
O festival contará com 8 apresentações ao vivo e o lançamento da “Coletânea Natora Volume 5”, com 16 faixas de artistas e bandas participantes, que serão disponibilizadas gratuitamente nas plataformas digitais.
A programação do evento começará às 15h com o DJ NK Cumbia, e seguirá com as apresentações das seguintes bandas e artistas:
- 16h – A Lenda do Palhaço Coqueiro
- 17h10 – A Quinta
- 18h20 – Carranza
- 19h30 – Mirella Hazim
- 20h40 – Os Magnatas da Beira Mar
- 21h50 – Platônicca
- 23h00 – Plugins com participação de Dani Carmesim
- 00h10 – Capim Santo com participação de Aninha Marley e Rob Love
Incentivo: Funcultura, Fundarpe/Secult e Governo do Estado de Pernambuco.
Apoio: Secretaria de Cultura de Olinda.
O Natora visa promover um evento sem segregação de gêneros, com foco na inclusão e na representação feminina, com no mínimo 50% de artistas mulheres na programação. Além disso, o festival busca contemplar a diversidade cultural de todas as regiões de Pernambuco, com a presença de pelo menos um grupo de cada região – Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Mais informações via Instagram:
@festivalnatora
Serviço:
Festival Natora
Atrações: A Lenda do Palhaço Coqueiro, A Quinta, Carranza, Mirella Hazim, Os Magnatas da Beira Mar, Platônicca, Plugins e Capim Santo, além disso, terão participações de Dani Carmesim, Aninha Marley e Rob Love.
Data: 29 de março (Sábado)
Horário: 15h às 01h30
Local: Clube Atlântico de Olinda
Endereço: Av. Sigismundo Gonçalves, 1002 - Carmo, Olinda - PE
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:
Postar um comentário