O papel do autocuidado - O especialista reforça que a busca por ajuda profissional não deve ser adiada. “Não devemos esperar que os sintomas se agravem. O cuidado com a saúde mental deve ser contínuo, assim como fazemos com a saúde física. Quanto mais cedo procurarmos ajuda, mais eficaz será o tratamento”, sugere.
Para fortalecer o bem-estar emocional, algumas práticas podem ser incorporadas ao dia a dia, como exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada, sono de qualidade, momentos de lazer e fortalecimento de vínculos sociais. Além disso, a abertura para falar sobre sentimentos e dificuldades é essencial para desmistificar o tema e incentivar mais pessoas a buscarem apoio.
A saúde mental deve ser tratada com a mesma seriedade que qualquer outra condição de saúde. "Investir na prevenção e no autocuidado não apenas reduz o risco de transtornos psicológicos, mas também promove uma vida mais equilibrada e saudável", complemente o professor da Afya Educação Médica.
Sobre a Afya - A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa "Liderança com ImPacto", do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Nenhum comentário:
Postar um comentário