De acordo com o diretor do Instituto Pipa, Rogério Morais, “investir na primeiríssima infância (até os 6 anos) é a forma mais rápida de transformar a humanidade”. Pensando nisso, o Selo Pipa busca reconhecer e valorizar ambientes que promovem o desenvolvimento saudável de crianças na primeira infância. A iniciativa oferece orientação e suporte para que empreendedores e empresários possam criar espaços que promovam o brincar livre, a educação lúdica e a conexão com a natureza.
E foi o que as arquitetas Carolina Puttini, Catarina Lins e Mariana Perazzo, à frente da Duo.PL Arquitetura, pensaram ao projetar o Quarto Infantil com Brinquedoteca, na CasaCor 2024. O espaço, carinhosamente chamado de Viva Ceça!, traz como referência o Morro da Conceição, sua arquitetura, bem como suas tradições e costumes e preza pelo resgate das brincadeiras tradicionais de antigamente.
As arquitetas refletiram sobre “que crianças estamos deixando para as próximas gerações?”. Sabiam que queriam um ambiente que lembrasse da “infância de antigamente”, aquela época que até hoje dá saudade. Para isso, era preciso criar um ambiente de interação, que mantivesse as crianças longe das telas.
Foi durante o período de criação do projeto, quando fizeram visitas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que elas viram crianças soltas, rindo e correndo atrás de uma bola. A dependência digital iniciada na infância traz consequências, muitas vezes irreversíveis, na vida do ser humano; suas relações pessoais podem ser impactadas através de posturas e comportamentos anti sociais decorrentes do uso excessivo de telas; sem falar nos problemas físicos associados.
Com a ideia de incentivar a saúde social e emocional da criança, o projeto tem como objetivo maior o resgate da infância tradicional do passado. “Cores e formas foram utilizadas com o objetivo de resgatar a interação corporal, o “olho no olho”, o contato, o movimento, o “ser criança” e a demonstração disso. Acreditamos que o resgate da infância tradicional, faz surgir a base de uma sociedade mais humana e consequentemente um mundo melhor”, diz Mariana Perazzo, uma das representantes da DuoPL Arquitetura.
E a partir daí, as arquitetas também fizeram questão de ressaltar a importância do sentimento de pertencimento que devemos ter da nossa cidade e sua história; da nossa cultura e nossas tradições e, principalmente, do regionalismo associado a isso tudo. O verde também está bastante presente no projeto do Quarto Infantil. E é um dos requisitos do Selo Pipa. “A interação direta das crianças com o ambiente natural, incluindo flora, parques, jardins e áreas externas, é fundamental para o desenvolvimento infantil, trazendo uma série de benefícios para o bem-estar físico, emocional e cognitivo das crianças, sendo essencial para um desenvolvimento integral e saudável durante a infância”, reforça Rogério Morais.
SERVIÇO:
O quê? Entrega do Selo Pipa de Cuidado à Primeira Infância à DuoPL Arquitetura
Quando? Quarta-feira (23/10)
Horário? 15h30
Onde? Quarto Infantil + Brinquedoteca da CasaCor PE, Edifício Palazzo Itália – Av. Vigário Tenório, 55, Recife Antigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário