segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Serra-talhadense Henrique Brandão é finalista do Festival Frevo Sertão



O cantor e poeta serra-talhadense, Henrique Brandão, é um dos grandes finalistas do Festival Frevo Sertão, que acontecerá no dia 19 de outubro, em Arcoverde.
O artista concorre na categoria Frevo de Bloco, com a música autoral "O Encontro de Gonzagão e Capiba no Carnaval de Arcoverde" – que está entre as 12 faixas selecionadas para o prêmio.


A canção homenageia Luiz Gonzaga e Capiba, dois gigantes da música brasileira e pernambucana, e imagina como seria o encontro dos músicos durante o carnaval de Arcoverde. “É a primeira vez que participo de um festival de frevo. Foi uma experiência muito bacana sair um pouco do forró e entrar em outro estilo tão importante quanto. Tenho grandes referências no frevo, como Alceu Valença, André Rio, Maestro Spok e o próprio Capiba, que homenageio junto com Luiz Gonzaga na canção”, comenta Henrique Brandão.


Nove pessoas ligadas ao Frevo fizeram parte da comissão de seleção que definiu os finalistas. Ao todo, 64 canções habilitadas nas categorias Frevo Canção, Frevo de Bloco e Frevo de Rua participaram da fase inicial. “Só em estar no meio desses grandes artistas que também foram classificados já é uma grande vitória. Muita gente boa participou e todos estão de parabéns”, completa Henrique.


Caso traga a troféu para a Capital do Xaxado, será o segundo na trajetória do artista serra-talhadense. Ele já venceu o Prêmio da Música de Pernambuco, em 2023, com a música “Bença, Mainha! Bença, Painho!” e foi indicado em outras três oportunidades. “Vamos em busca de mais esse prêmio pra nossa cidade”, diz.


O Festival Frevo Sertão é realizado pelo Coletivo Cultural de Arcoverde (COCAR) e conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).


 


SOBRE HENRIQUE BRANDÃO


Carlos Henrique Alves Brandão nasceu no dia 15 de junho de 1988, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, a 415 Km do Recife. Filho do casal Helena Alves e Luiz Gonzaga Brandão, Henrique cultivou desde cedo o gosto pela música e poesia. Artista múltiplo, atua em diversas frentes como cantor, poeta, escritor, compositor e produtor cultural. Desde a adolescência escreve poesias e compõe canções, sempre seguindo a linha da cultura popular. Em 2012 montou a banda “Xaxado e Poesia” e, em 2015, gravou o CD “Repare” – com músicas autorais e releituras de grandes artistas nordestinos. Foi indicado ao Prêmio da Música de Pernambuco em 2018, 2019 e 2023 – conquistando o troféu no último ano. Ainda em 2023, lançou um EP de Carnaval, que incorporou uma fusão de ritmos carnavalescos com o charme do forró estilizado. Em 2024, a grande “virada de chave” foi o seu primeiro DVD, intitulado o “Grande Encontro dos Poetas”, que contou com a participação do Rei do Forró, Assisão, e de outros grandes artistas e ganhou repercussão nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário