segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Dia do voluntariado: Conheça a história da ONG que mudou a vida de 100 mil pessoas e animais

 


Em 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado no Brasil, e no cenário onde a desigualdade se entrelaça com o cotidiano, um projeto de amor e solidariedade ganha destaque. No dia do voluntariado, a história da ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC) ilustra como o poder social pode transformar e fazer a diferença na vida de milhares de pessoas e seus fieis companheiros de quatro patas.

A MRSC foi fundada em 2015 por Eduardo Leporo, fotógrafo paulistano conhecido por seus trabalhos com pet books e publicidade. No entanto, sua inquietude e desejo de explorar narrativas mais profundas o levaram às ruas, onde encontrou inspiração nas histórias de vida dos moradores de rua e seus fiéis companheiros de quatro patas. Essas interações resultaram no livro "Moradores de Rua e Seus Cães", que documenta, através de fotografias e relatos, o vínculo entre essas pessoas e seus animais.

 


O que começou como um projeto fotográfico se transformou rapidamente em um gesto de solidariedade, quando Leporo decidiu criar a ONG MRSC. "É muito comum ver os tutores ficarem sem comer para que não falte comida para os cães", explica ele. "Meu objetivo é fazer com que essas pessoas e pets sejam vistos e ajudados, e assim nasceu a MRSC."

 


Desde então, a MRSC já realizou 110 ações no centro de São Paulo, e já beneficiou cerca de 100 mil pessoas e pets em situação de rua - atendendo em média cerca de 600 pessoas e 300 animais por edição. E já expandiu suas atividades para mais de 07 estados brasileiros, partindo da Capital Paulista, chegando a Campinas, Osasco, Baixada Santista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre.

 


Nas edições, a ONG oferece aos tutores um café da manhã completo, banho de Amor, e kits com itens de higiene pessoal, como toalhas, chinelos e roupas. Para os cães, há o Pet Móvel, que proporciona banhos quentes, cuidados veterinários, vacinas, vermifugação, além de roupinhas, caminhas, brinquedos, guias, coleiras, antipulgas, carrapaticidas e castrações – com mais de 4 mil realizadas até hoje, gratuitamente.

 


Grande parte dos recursos que financiam as ações da MRSC vem de doações de pessoas físicas, além de parcerias com marcas que fornecem ração, medicamentos, vacinas e produtos de higiene. Essas colaborações garantem o fornecimento regular dos itens essenciais distribuídos às comunidades atendidas.

 


Dedicando 90% do seu tempo ao projeto, Edu Leporo destaca a importância dos voluntários para o sucesso da MRSC. "Sem a ajuda dos nossos voluntários, nosso trabalho não seria possível. Eles são a alma do projeto, e o impacto que causam nas vidas das pessoas e animais é incalculável. No Dia do Voluntariado, agradecemos a todos que se juntam a nós para fazer a diferença na vida das pessoas e dos pets que vivem em situação de rua. Cada gesto de solidariedade pode ser o começo de uma transformação. E juntos, podemos construir um mundo mais justo, onde ninguém – humano ou animal – seja deixado para trás”, finaliza Edu.


 


Saiba mais sobre MRSC: A ONG MRSC (Moradores de Ruas e Seus Cães), fundada pelo fotógrafo paulistano Eduardo Leporo, surge da sensibilidade de observar as histórias por trás dos cães encontrados nas ruas. Documentando essas narrativas em seu livro "Moradores de Rua e Seus Cães", Edu Leporo transformou seu projeto fotográfico em um gesto de solidariedade. Desde 2015, a MRSC proporciona assistência abrangente a animais de estimação de pessoas em situação de rua em 07 estados brasileiros, e já beneficiaram cerca de 100 mil, somente na capital de São Paulo. Com o lema "Nem só de ração vive o cão. E nem o gato", a ONG oferece alimentação, cuidados veterinários, esterilização e mais, financiados por doações e parcerias com grandes marcas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário