quinta-feira, 11 de julho de 2024

População negra é a maior beneficiada nos centros educacionais sob gestão do Instituto Baccarelli



O propósito do Instituto Baccarelli de transformar vidas por meio da educação e da arte chega forte à população negra atendida em centros educacionais da cidade de São Paulo sob gestão da instituição.
Dos 113 mil usuários das atividades esportivas e educacionais desses centros em 2023, uma parcela de 52% era formada por pessoas que se identificam como negras. Esse percentual é superior à proporção de negros na população paulistana, que é de 48%.


“Sabemos que na realidade brasileira a população negra é majoritária entre as pessoas em condições de vulnerabilidade social. Por isso, é muito relevante o fato de serem maioria entre os usuários que atendemos nas unidades que gerimos”, comenta Edilson Ventureli, diretor-executivo do Instituto Baccarelli, destacando que em 2023 foram feitos 6,6 milhões de atendimentos.


Com base nos dados da população que atende nos centros educacionais, o Instituto Baccarelli pode levar em conta as particularidades e demandas específicas de grupos sociais no planejamento e na execução das atividades oferecidas. A instituição, que há quase três décadas atua na comunidade de Heliópolis usando a arte e a educação como ferramentas, em 2022 venceu um edital público para fazer a gestão de 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).


 


Sobre o Instituto Baccarelli 


O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. 


Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 27 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1.400 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. Além disso, o Instituto ainda oferece aulas de balé e jazz para crianças e jovens da comunidade, e promove atendimentos aos responsáveis de seus alunos e alunas, com cursos de coral, dança e violão. 


A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário