terça-feira, 25 de junho de 2024

Felipe França estreia em carreira solo com "Embarulhado", uma fusão inovadora de baião, nuances de ijexá e jazz



Capa de “Embarulhado” de Felipe França. Foto: Pedro Marques. Design por: Ismar Soares

Felipe França, músico e produtor musical paulistano, lança seu single "Embarulhado" no dia 26 de junho de 2024, em todas as plataformas de streaming.
Este é o primeiro lançamento solo do artista, marcando o início de uma série de singles que antecedem seu álbum "Regional Imaginário", previsto para abril de 2025. Conhecido por sua vasta trajetória musical, Felipe França traz neste trabalho uma mistura única de baião, ijexá, e elementos sonoros típicos dos arranjos de sopro do frevo, gafieira e das big band de jazz, refletindo sua diversidade de influências.



"Embarulhado" surgiu de uma melodia criada pelo flautista e saxofonista Angelo Ursini, que foi tocada durante o intervalo de um ensaio. "A melodia me capturou de imediato. Naqueles dias, eu havia escrito uma poesia que falava sobre o silêncio que comunica sem palavras, e isso me inspirou. ”Embarulhado é um neologismo que significa um embaralhado de barulhos e vestiu a melodia com exatidão", explica Felipe França. A música aborda como o silêncio e a comunicação não verbal podem ser tão poderosos quanto as palavras, com o eu lírico encontrando formas de se expressar por meio de sorrisos e olhares.



Felipe França contou com a colaboração de amigos talentosos e músicos renomados para gravar "Embarulhado". A faixa reúne um time de 11 músicos experientes, incluindo sua mãe, Vânia França, nos backing vocals. Entre os músicos estão Breno Ruiz no acordeon, Vitor Garbelotto no violão, Léo Rodrigues na percussão, Hélio Ishitani na bateria, Marcelo Ishitani no contrabaixo elétrico, Angelo Ursini nas flautas, Tottybone no trombone, Carlinhos Alligator no trompete e Daniel Laleska no saxofone. Esta colaboração resultou em uma rica tapeçaria sonora que destaca a diversidade de influências e a complexidade dos arranjos, todos cuidadosamente elaborados por Angelo Ursini, com a direção musical de Felipe França.


 


Aos 42 anos, Felipe França tem uma carreira sólida e diversificada. Iniciou seus estudos musicais aos 8 anos com sua mãe, Vânia França, e, ao longo dos anos, passou por diversas bandas e estilos musicais, do rock ao samba, do reggae ao MPB. Sua trajetória inclui performances e abertura de shows para grandes nomes como Zé Ramalho, Tribo de Jah e Cidade Negra, além de uma rica experiência em produção musical, com trilhas sonoras para cinema e filmes publicitários.


 


O clipe oficial será lançado nas próximas semanas. "Estou muito animado para compartilhar esse trabalho com o público. Cada detalhe foi pensado para trazer uma experiência única, desde os arranjos, onde cada elemento sonoro participa da narrativa da canção, cheio de breques, variações rítmicas e melodias instrumentais que dialogam com o título "embarulhado", até a produção visual do clipe", comenta Felipe França.


 



O novo single e o álbum subsequente são um reflexo da versatilidade e da paixão de Felipe pela música. "Este projeto é uma síntese de tudo o que vivi e aprendi até agora. É uma celebração da minha admiração pela música de raiz brasileira com outras influências que incorporo ao meu trabalho", conclui o artista.



Sobre Felipe França


Felipe França, 42 anos, é músico, compositor, produtor musical e poeta e atualmente está lançando sua carreira solo. Fundou sua produtora musical em 2011, destacando-se na criação de trilhas sonoras, entre elas a do filme "O Corpo em Terapia", premiado internacionalmente. Atuou em diversos projetos na noite paulistana como Forró do Funil, Projeto Vinagrete e também em contações de histórias infantis da atriz Marina Bastos.



FICHA TÉCNICA MÚSICA EMBARULHADO


Direção e produção musical: felipe frança @felipefranca.music


Compositores: Angelo Ursini/ felipe frança @angelo.ursini / @felipefranca.music


Intérprete (voz): felipe frança @felipefranca.music


Backing Vocal: Vânia França @dnavania


Acordeon: Breno Ruiz @ruizbreno


Violão: Vitor Garbelotto @vitor.garbelotto


Percussão: Léo Rodrigues @leorodrigues_percussao


Bateria: Hélio Ishitani @helioishitani


Contrabaixo elétrico: Marcelo Ishitani @marceloishitanibx


Flautas: Angelo Ursini @angelo.ursini


Trombones: Tottybone @tottybone


Trompetes: Carlinhos Alligator @carlinhosalligator


Saxofones: Daniel Laleska @daniellaleska_sax


Arranjo: Angelo Ursini @angelo.ursini


Mixagem e Masterização: Zeca Leme @zecaleme


Gravado no Estúdio: BTG studio @btgstudio


Foto de capa - Pedro Marques @pedromarques.mega


Direção de Arte de Capa - Ismar Soares @ismarsoares


Distribuição: OFFstep @offstepmusic



Gestão de Carreira: Música em Rede @musicaemredeoficial


Gestão e Estratégia: Rodolfo Lacerda @rodolfolacerdax


Coordenação de Produção: Patricia Ferreira @pattyprodutora


Produção Executiva: Liliane Pugliesi @_lilibrown


Projetos Especiais: Cassia Sandoval @cassiasandoval.eu


Booking: João Abtibol @joaoabtibol


Assessoria de Imprensa: Música em Rede @musicaemredeoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário