terça-feira, 25 de junho de 2024

Após consolidação no setor com soluções de tecnologia para Compliance e Integridade, clickCompliance lança Canal de Denúncias por ligação com atendimento de IA 24h que interage em tempo real e colhe informações de forma humanizada



Criada em 2016 pelos sócios Marcelo Erthal, Paulo Vianna e Victor Segheto, e com produtos que vêm contribuindo cada vez mais para automatizar os processos de compliance das empresas e tornar a área mais estratégica, agora a clickCompliance mira expansão usando o seu background de tecnologia para se tornar referência na aplicação de IA no setor.
A startup lança um produto inédito a partir de uma demanda dos próprios clientes e após observar dores ainda presentes no mercado: um Canal de Denúncias por ligação com atendimento de IA 24h que interage em tempo real e colhe informações diretas para uma denúncia humanizada.

 


A solução foi desenvolvida para interagir a qualquer dia e horário com o denunciante, garantindo também que os relatos tenham sempre informações suficientes para uma investigação mais ágil e assertiva. A denúncia por voz propicia atendimento com uma linha disponível ininterrupta mantendo também o sigilo das informações e o anonimato do denunciante. O processo proporcionado pela inteligência artificial acelera a resolução de forma decisiva, direcionando as informações automaticamente para a plataforma da clickCompliance, onde a equipe faz o tratamento do relato e conclui o processo com muito mais agilidade e eficiência.

 


Como recurso fundamental dos processos de compliance, o Canal de Denúncias é o meio por onde a maior parte das irregularidades de uma empresa são descobertas - 57% dos casos são descobertos por denúncias internas, segundo a pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil”. Em vista disso, a clickCompliance resolveu intensificar seus investimentos em tecnologias e promover novas funcionalidades para a IA dentro do mercado. Até agora, a companhia já oferecia possibilidades relacionadas ao uso de IA para os seus mais de 100 clientes atendidos - como a de realizar denúncias via portal web, e-mail e WhatsApp (por mensagem de voz ou texto), além dos produtos voltados para a gestão do compliance em si, dentro da solução modular disponível que é composta por 07 soluções que podem ser adquiridas separadamente de acordo com a necessidade de cada organização, além de permitir integração com o sistema de gestão de cada empresa, geração de relatórios e dados ricos.


 


"As soluções que já apresentamos para os nossos clientes relacionadas ao uso de IA já são o nosso carro-chefe. Diante disso, ao analisarmos dados internos, estimamos que cerca de 40% das denúncias chegam incompletas para a equipe de Compliance, impossibilitando que o profissional apure os fatos de forma eficiente e detalhada. Por isso, agora com essa nova funcionalidade e produto aqui dentro oferecemos mais um meio rápido, eficiente, humanizado e disponível em tempo real para que a pessoa não deixe de realizar denúncias de maneira segura. Além disso, conseguimos aproveitar a difusão do telefone como meio de comunicação e eliminar os altos custos para as empresas, diminuir os erros humanos e manter o canal sempre disponível", afirma Marcelo Erthal, cofundador e CEO da clickCompliance.


 


Diante da sua consolidação no setor e agora em um novo momento de expansão de portfólio, o objetivo da empresa de tecnologia para compliance é se tornar a maior referência na aplicação de IA para otimização de processos de compliances da América Latina. A companhia enxerga a inteligência artificial como uma grande aliada do compliance e por isso acredita que, a aproximação deste mercado com a tecnologia de ponta, resulta em cenários em que profissionais e soluções para o compliance passem a ser verdadeiros agentes da transformação digital nas empresas.


 


O novo momento da clickCompliance também vai de encontro ao fato de que o Canal de Denúncias nas empresas tem se consolidado como uma ferramenta obrigatória na maior parte das organizações, sobretudo devido às questões legais ou porque participam de licitações. "Trata-se de uma demanda cada vez maior no mercado. Acontece que muitas empresas ainda usam canais de denúncia por telefone, via 0800, por ser um meio de comunicação conhecido por todos. Como são os atendentes humanos que recebem os relatos. Esse tipo de operação costuma ter um custo elevado, é suscetível a erros humanos, além de ser limitado em termos de disponibilidade", pontua Marcelo Erthal.


 


A nova solução da clickCompliance também estará disponível para ser experienciada durante o 11º Congresso Internacional de Compliance, maior e mais inovador evento de compliance da América Latina que acontece nos próximos dias 25, 26 e 27 junho, em São Paulo (SP). Além de patrocinadora do evento pela terceira vez, a clickCompliance também estará com uma ação de ativação para mostrar como a IA consegue transformar conceitos antigos em experiências inovadoras, permitindo que o participante faça uma ligação para o sistema e interaja diretamente com a IA no local. Durante o Congresso, Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance, também irá ministrar palestra no painel "Além do Convencional: A evolução dos códigos de conduta e canais de denúncias com IA generativa”. O stand da marca estará localizado no Pavilhão dos Expositores.


 


"Estar em compliance é fundamental para construir uma imagem reputacional positiva, fechar negócios, participar de licitações, entre outros benefícios para as empresas. Hoje há uma preocupação cada vez maior por parte das empresas brasileiras em aprimorar a gestão dos programas de compliance e oferecer experiências mais interessantes aos colaboradores, o que torna produtos como os nossos mais atraentes”, acrescenta. O executivo aponta ainda que as principais tendências do Compliance para este ano são: a adoção de ferramentas com IA, utilização de dados complexos e métricas para auxiliar a operação.


 


A clickCompliance tem como foco atender as principais dores e desafios enfrentados pelos profissionais da área, que são: simplificar processos complexos, digitalizar processos e aumentar o engajamento dos colaboradores no programa de compliance, valorizando o setor, que passa a ser considerado uma área estratégica para o negócio. A empresa de tecnologia foi premiada em primeiro lugar no Ranking “Top 100 Open Startups 2023” na categoria Legaltech. Entre seus mais de 100 clientes atendidos, estão: Banco Inter, Allos (antigo BRMalls), Usiminas, Médicos sem Fronteiras, ESPM, WebMotors, Icatu, Paraná Banco, PuraVida, Sicoob, Petronect, Unimed, GSInima, Fintech Magalu, CIEE e Komatsu.

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