sexta-feira, 1 de março de 2024

Grupo de teatro Imbuaça abre projeto de circulação em João Pessoa



Após apresentar o espetáculo “A grande serpente”, há 10 anos, no Teatro Piollin, o grupo Imbuaça, de Aracaju/SE, retorna à João Pessoa.
No próximo dia 5 de março, às 16 horas, na Praça da Paz - Bancários, o Grupo Imbuaça dará início ao Circuito Nordeste de Teatro de Rua, projeto de circulação contemplado pelo Programa Funarte de apoio a Ações Continuadas – 2023 para Grupos e Coletivos Artísticos. O espetáculo em cartaz será “A peleja de Leandro na trilha do cordel”, uma homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros. Dia 06 de março, o grupo encerra sua curta temporada em João Pessoa com apresentação no Parque Sólon de Lucena, no mesmo horário.

O espetáculo mistura ficção e realidade para narrar a trilha da vida de um dos mais importantes poetas da literatura de cordel: Leandro Gomes de Barros. A encenação, suave e brincante, permite conhecer o cordelista e a sua realidade, alocados numa história onde ele, protagonista, vê-se envolto com personagens e paisagens da sua própria criação presentes em sua vasta obra. Tudo numa atmosfera de celebração, onde canto, conto e dança se entrelaçam para avivar a trajetória e o legado literário daquele que Drummond considerou "O Príncipe dos Poetas".

A direção é de José Rosa; a dramaturgia é assinada por Iradilson Bispo, Lindolfo Amaral e Manoel Cerqueira. O espetáculo contou com a colaboração, na construção da dramaturgia da pesquisadora Eliene Benício. As canções foram compostas por Jão Luiz. Já a direção musical e a preparação vocal é de Humberto Barretto. O elenco é composto por Amadeu Pereira, Iradilson Bispo, Humberto Barretto, Lidhiane Lima, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Rosi Moura e Talita Calixto. A cenografia, coreografia e designer é de Iradilson Bispo. Já os figurinos, adereços e maquiagem, são de José Rosa. Patchwork: Dona Neres. Na cenotécnico, contrarregra e documentação visual, Fillipe Gomes. Técnico de som: Fabio Eduardo. Produção: Imbuaça Produções Artísticas. Produção executiva: Lindolfo Amaral, Mercinha Barreto e a produção local é de Gabriela Arruda.


Além da estreia no dia 5 de março, haverá um intercâmbio com grupos e artistas locais, às 20 horas, na sede do Coletivo de Teatro Alfenim, localizada na Rua Gonçalves Júnior, 182 – Castelo Branco. No encontro, os artistas discutirão o teatro de grupo no Nordeste, pesquisas de linguagem e perspectivas de trabalho.


  O Circuito Nordeste de Teatro de Rua, do Grupo Imbuaça, é fomentado pelo Programa FUNARTE de apoio a Ações Continuadas – 2023 e pelo Ministério da Cultura.

Serviço


Circuito Nordeste de Teatro de Rua

A peleja de Leandro na trilha do cordel – Grupo Imbuaça

Datas e locais: 05 de março na Praça da Paz – Bancários

06 de março no Parque Sólon de Lucena – Centro

Horário: 16h

Intercâmbio com artistas locais

Data: 05 de março

Local: Sede do Coletivo de Teatro Alfenim - Rua Gonçalves Júnior, 182 – Castelo Branco

Horário: 20h

Fomento: Programa FUNARTE de apoio a Ações Continuadas – 2023 e Ministério da Cultura

Realização: Grupo Imbuaça


Crédito das fotos: Fillipe Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário