quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Se precisar, peça ajuda! A importância do diálogo na prevenção ao suicídio



O mês de setembro é internacionalmente conhecido como Setembro Amarelo, uma campanha que busca dar visibilidade às questões ligadas à saúde mental e à prevenção do suicídio.
A data foi adotada no Brasil em 2015 e neste ano tem como lema a frase “Se precisar, peça ajuda”, uma mensagem que ressoa em um país onde o número de suicídios aumentou 43% entre 2010 e 2019, segundo dados do Ministério da Saúde.

O estigma é muito forte, não só sobre o suicídio, mas sobre as doenças psiquiátricas, em geral.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

A Importância da Conscientização

"O Setembro Amarelo é um movimento de reação ao aumento dos casos de suicídios no mundo e à determinação da OMS de que seus países membros se mobilizem com campanhas de Prevenção ao Suicídio", afirma o Doutor em Saúde Pública, Juliano de Trotta, autor do livro "Prevenção do comportamento suicida nas organizações de trabalho", publicado pela Editora Dialética.

O escritor destaca a necessidade de estar atento a sinais de problemas de saúde mental, que podem manifestar-se tanto emocionalmente quanto fisicamente. Ele adverte que o estresse prolongado pode levar a um esgotamento completo, caracterizado por sintomas como irritabilidade, depressão e problemas cardíacos.

A detecção precoce e a intervenção são cruciais. Além disso, sintomas físicos como taquicardia e hipertensão arterial podem ser indicativos de problemas relacionados. Trotta enfatiza que a busca por ajuda profissional é essencial para um diagnóstico preciso e tratamento eficaz.

Livros, assim como qualquer experiência imersiva, podem ser pontes de autoconhecimento, além de recursos valiosos para profissionais, acadêmicos e o público em geral, fornecendo insights baseados em pesquisas e estratégias práticas para lidar com questões de saúde mental.

Selecionamos três livros que abordam a temática para se aprofundar no assunto:

"Prevenção do Comportamento Suicida nas Organizações de Trabalho"

Ano: 2022

Autor: Juliano de Trotta

Descrição: A obra oferece um conhecimento teórico-prático sobre prevenção do suicídio no local de trabalho, abordando desde a identificação precoce de fatores de risco até a implementação de programas de saúde mental.

"Imaginação Funcional: Atitudes para Mudanças e Êxito na Vida"

Ano: 2023

Autor: Sérvulo S. Tavares, Higley B. S. R. Tavares e Wyliver B. S. R. Tavares

Descrição: Este livro explora como o cérebro humano pode ser usado engenhosamente para efetuar mudanças comportamentais, oferecendo exemplos práticos e estratégias para o cotidiano.

"A Democracia Começa em Casa"

Ano: 2023

Autor: Zenon Lotufo Jr. e Patrícia Lotufo de Barros

Descrição: O livro discute a importância da educação e das atitudes dos pais e cuidadores na formação da saúde mental das crianças, focando em como evitar o autoritarismo e promover um crescimento psicológico e espiritual contínuo.

Como Pedir Ajuda

Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuitamente, 24 horas por dia, pelo telefone 188, e-mail ou chat pelo site da instituição.

Fontes do texto:

Secretária de Santa Catarina 

CNN Brasil

Sobre a Editora Dialética

A Editora Dialética, especializada em publicações acadêmicas, têm um papel significativo na promoção da saúde mental através de suas publicações. A editora oferece uma gama de livros que abordam temas cruciais como prevenção do suicídio, bem-estar emocional e relações interpessoais saudáveis.

Os títulos citados estão disponíveis para compra no site da Editora Dialética e são fundamentais para quem busca compreender e abordar questões de saúde mental de forma informada e sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário