“Sou privilegiada por ser formada por essa ‘grande escola’ Roberto Medina, que me ensinou na prática a arte de sonhar e fazer acontecer, que mais do que a cultura de uma empresa, é uma filosofia de vida. E serei sempre uma multiplicadora dessa filosofia, levando às pessoas a crença de que o impossível não existe e que todos somos capazes de fazer acontecer os nossos sonhos.” disse a empresária, em momento de grande emoção, no palco do The Town Learning Journey by HSM, formação executiva que reuniu mais de 400 executivos e empresários, na terça-feira, dia 05 de setembro, na Cidade da Música, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Para Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, é natural que a unidade de experiências de aprendizagem ganhe vida própria sob a batuta de Agatha. “Estamos juntos há muitos anos. Agatha faz parte do grupo que liderou o crescimento da empresa até aqui, tendo feito parte da internacionalização do Rock in Rio - de Lisboa, passando por Madri e Vegas. É uma criativa como nós, partilhando o DNA empreendedor. Aquele que nos leva a realização dos sonhos. E, na verdade, a chegada da Provoke traz inúmeras possibilidades não só para a Agatha mas para a própria Rock World de pensarmos outros projetos em parceria. E tenho certeza de que vem muita coisa boa por aí. Podem aguardar”, comenta Medina.
A Rock World é a empresa criadora de experiências que nasceu do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio e segue deixando sua marca no mercado também com a internacionalização do Rock in Rio e, agora, com o The Town, entre outros projetos. Com a missão de proporcionar experiências inesquecíveis a partir da música e do entretenimento, a marca tem como base de sua cultura organizacional a filosofia de sonhar e fazer acontecer e o propósito de construir um mundo melhor. O The Town Learning Journey e o Rock in Rio Academy são alguns dos projetos de experiência de aprendizagem criados sob o guarda-chuva da até então LExU – Learning Experience Unit da Rock World –, área que busca ativar a potência das pessoas para contribuir na construção de um mundo melhor.
A unidade de negócios foi oficialmente criada em abril de 2019, mas como explica Agatha, “a centelha para a criação da LExU foi sem dúvida o Rock in Rio Academy, criado em 2015, quando eu ainda era a Diretora de Marketing do Rock in Rio e identifiquei a oportunidade de criação de um programa formativo com base no estudo do caso Rock in Rio, na voz de seus executivos, no local onde o festival acontece e durante a sua realização. Para dar forma à ideia pioneira que se transformou no método de Live Case Study, juntamo-nos com a HSM, grande referência em formação executiva no Brasil e fizemos com sucesso, naquele ano, a primeira de 7 edições do programa que já formou mais de 3.600 alunos entre Brasil e Portugal”.
Durante os últimos quatro anos, Agatha Arêas liderou a unidade de negócios, colecionando projetos relevantes como o próprio Rock in Rio Academy; o festival de conversas sobre temas importantes da sociedade – Rock in Rio Humanorama; a masterclass How to Rock in Rio; o primeiro livro de negócios do Rock in Rio, “A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”; o summit de inovação humana realizado em Portugal, Rock in Rio Innovation Week; e o recente The Town Learning Journey. Esses projetos foram consumidos por mais de 47.000 pessoas – maioritariamente do Brasil e de Portugal - entre alunos dos programas de formação e participantes dos eventos de desenvolvimento de habilidades humanas.
Agatha conta que “desde a primeira edição do Academy, fui mordida pelo bichinho da Educação. Mergulhei nos vários possíveis caminhos para a transformação da Educação e conheci o conceito de “Edutainment”, termo cunhado por Walt Disney, em 1954, quando ele já acreditava que seus musicais, parques e filmes eram conteúdos edificantes, que passavam mensagens inspiradoras, mas também educativas, embaladas em grandes doses de emoção e diversão. E aí, pensei: “o Rock in Rio é uma das maiores marcas de entretenimento do mundo. E tanto do que fazemos inspira e transforma vidas. Temos diversos projetos que objetivam levar maior letramento social e ambiental às pessoas. Os milhares de profissionais que passam pela nossa empresa são extremamente valorizados pelo mercado. Ora, então vamos estruturar todo esse conhecimento e dividir com o mundo o legado da marca. E vamos fazer isso unindo o Entretenimento à Educação.”
Após estes anos de operação da LExU, ficou claro que há muito mais o que fazer e mais pessoas a alcançar com as experiências de aprendizagem inspiradas na cultura das marcas Rock World, cujo core business está na realização dos festivais de música. E que, aproveitando a crescente demanda do mercado por formatos inovadores para a educação B2C e B2B, esse seria o momento certo para a criação de uma empresa independente e inteiramente focada no negócio da educação. “Os projetos criados pela área de learning experience da Rock World nos orgulham imensamente, porque têm contribuído de forma relevante para o fortalecimento do legado das nossas marcas. Percebemos que o business tem espaço para crescer e por isso encorajamos a Agatha a abrir sua própria empresa, ganhando foco e agilidade.” Disse Luis Justo, CEO da Rock World, em modo “passagem de bastão” para a nova empresária, no palco do The Town Learning Journey nesta terça-feira, 5 de setembro.
Provoke_Edutainment Club é lançada oficialmente durante The Town Learning Journey by HSM
Na ocasião foi lançada a Provoke_Edutainment Club, empresa fundada por Agatha Arêas e Marco Rovela, que também integrava a equipe LExU, e que atuará como CEO do novo empreendimento. “A Provoke nasce para traduzir cultura e modelo de negócio em experiências de aprendizagem.” explica o executivo, que traz na bagagem larga experiência como produtor e empresário na área de promoções e eventos.
A proposta de valor da nova empresa é “transformar em experiência de aprendizagem tudo aquilo que as grandes marcas chamam de dia a dia. Traduzimos os dilemas das organizações e a jornada do líder em vivências inspiradoras e ferramentais, usando abordagens provocadoras e imersivas.” complementa Agatha.
A Provoke é uma plataforma de experiências de aprendizagem concebidas a partir do conceito de “Edutainment” e oferece um portfólio de produtos autorais – originais e licenciados – online e presenciais, dirigidos aos segmentos B2B e B2C.
A Rock World é parceira da Provoke, que passa a ter a licença das marcas Rock in Rio e The Town para produtos de educação. “A LExU deixa de existir dentro de casa e os produtos até então operados pela área, como o Rock in Rio Academy e o The Town Learning Journey passam a ser inteiramente geridos pela Provoke.”, clarifica Luis Justo.
Provoke começa operação com 12 colaboradores e duas verticais: Co-branded e Originals
Com sede em São Paulo, a nova empresa começa oficialmente sua operação a partir de hoje, contando com um time inicial de 12 colaboradores, que serão responsáveis pelas duas verticais de negócio da empresa: a de “Co-branded”, onde estão os produtos criados em parceria com a Rock World, e também com outras marcas que desejem partilhar sua cultura e modelo de negócios com o mercado em forma de experiências de aprendizagem; e a de “Originals”, onde estarão contemplados projetos que trazem soluções para demandas do mercado como a formação de novos líderes, o conflito de gerações no ambiente de trabalho, diversidade e inclusão na gestão de pessoas e criação de experiências memoráveis para o cliente e para o colaborador.
“A Provoke já nasce com oito anos de uma história de sucesso que foi escrita com a Rock World, empresa composta de pessoas empreendedoras, criativas, ousadas e do bem. Não poderíamos ter tido uma incubadora melhor!”, reconhece Agatha Arêas.
O primeiro projeto a ser realizado sob a gestão da Provoke é o “Rock your Team”, MBA em gestão de equipes, com base nos pilares da cultura Rock in Rio e concebido em parceria com a HSM, que foi lançado na terça-feira (05), exclusivamente para os participantes do The Town Learning Journey e que estará disponível no mercado a partir de novembro. E a empresa seguirá anunciando novidades, como o primeiro produto da sua plataforma de Liderança que será lançado em janeiro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário