Uma das principais preocupações da indústria é a escassez de motoristas qualificados, e para enfrentar esse desafio, empresas de transporte estão adotando medidas como programas de treinamento para capacitar novos motoristas e atualizar as habilidades dos existentes, com a formação em segurança, regulamentações e habilidades de direção avançadas, além de campanhas de recrutamento direcionadas a jovens e grupos sub-representados estão sendo lançadas para atrair mais talentos para a indústria.
Um dos temas a ser abordado durante a iniciativa é a automação veicular. Em artigo publicado recentemente no site do Chico da Boleia, Jurandir Fernandes, coordenador do Comitê de Transportes e Logística do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (SEESP) e do Comitê Consultivo Internacional do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética – CPTEn – UNICAMP, explica que “no caso do transporte de carga, a automação deve pegar com mais força em diversos elos da cadeia logística e no transporte de longa distância. No entanto, é importante ressaltar que a implementação em larga escala de veículos totalmente autônomos enfrenta desafios técnicos, regulatórios e de aceitação social. Assim, a transição para veículos autônomos não se dará de forma imediata ou completa no curto prazo, ou seja, nos próximos 10 anos. Ela ocorrerá aos poucos como já estamos percebendo nos veículos atuais equipados com detectores de mudança de faixa, aviso de obstáculos à frente, alarmes de alerta contra a sonolência ao volante e muitos outros itens de segurança”.
O projeto “Chico da Boleia e o Futuro do Profissional do Volante” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de São Paulo (FECAM-SP), Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Porto Ferreira e Região (SINDICAM Porto Ferreira), NTC&Logística, Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (CONFTAC), Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul (FETRANSUL), DPaschoal, Concessionária Mercedes-Benz Irmãos Davoli, Câmara Interamericana de Transportes (CIT), LBS Advogados e Advogadas, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Porto Ferreira e Região (SINDECAR PORTO FERREIRA) e Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR).
A DPaschoal, possui 124 lojas instaladas em mais de 100 cidades, de oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas na segurança do veículo, além de sete fábricas de recapagem, instaladas em quatro estados. O princípio de “Medir e Testar Antes de Trocar” está no DNA das lojas DPaschoal, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços. A Companhia oferece em seus Truck Centers a experiência otimizada com tecnologia e sustentabilidade, para que ela seja completa e ajude a economizar ainda mais tempo e recursos para o bolso e para o planeta. Líder desse segmento no Brasil, a DPaschoal oferece alto padrão de qualidade, inovação e confiabilidade para o pneu recapado, com produtos, serviços e garantias.
Serviço
“O Futuro do Profissional do Volante”
Local: SEST SENAT Porto Ferreira/SP - Av. Júlio de Oliveira Dorta, 1800 - Centro Empresarial Ferreirense.
Data: 12 de setembro de 2023
Horário: 18h30
Inscrições: http://www.jhbsoft.com.br/inscricao/
Sobre a DPaschoal
Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 124 lojas em oito estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.
Saiba mais: https://www.dpaschoal.com.br
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