No mês de setembro, mais especificamente no dia 08, é comemorado internacionalmente o Dia da Alfabetização, com foco em dar destaque para essa parte tão importante da formação do indivíduo na coletividade. Um ponto que vem sendo discutido nesse processo do saber dos alunos menores é o estímulo idiomático, promovendo o bilinguismo infantil.
O bilinguismo infantil é uma condição no qual a criança aprende duas línguas desde cedo. Isso pode ocorrer em diversos contextos, como em famílias multilíngues ou em comunidades onde dois idiomas são amplamente falados. Os pequeninos bilíngues têm capacidade de aprender e se comunicar, o que pode trazer benefícios cognitivos, acadêmicos e sociais ao longo de suas vidas.
Estudos comprovam que aprender outro idioma na infância estimula o cérebro e desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração.
“Estimular o ensino do inglês desde cedo é uma das melhores coisas que os pais podem realizar por seus filhos. Nessa idade, o processo de aprendizado é mais fácil para assimilação de novas informações, armazenando e treinando por conta de seu tempo livre. Aqui na Minds temos cursos diferenciados para cada etapa da vida, um deles é o kids a partir dos 9 anos. O bilinguismo infantil vem sendo mais normalizado nos últimos anos pelo fato do idioma, por exemplo, o inglês, não ser apenas um diferencial, mas um requisito básico em empresas e no sentido global. Quanto mais cedo inserirmos essa cultura, mais fácil será para a fluência nos idiomas”, afirma o CMO da Minds, Augusto Jimenez
Os pequenos que possuem essa habilidade alcançam várias vantagens, entre eles:
Habilidades de resolução de problemas. O processo de alternância entre duas línguas frequentemente envolve a seleção da palavra certa e a estruturação adequada da frase, o que pode aprimorar as habilidades de resolução de problemas.
Sensibilidade cultural. O bilinguismo frequentemente acompanha a exposição a diferentes culturas, o que pode levar a uma compreensão mais ampla e respeitosa das diferenças culturais.
Melhor habilidade em aprender outros idiomas. O processo de aprender uma segunda língua na infância pode facilitar a aprendizagem de terceiras ou quartas línguas mais tarde.
Cientistas confirmam que uma criança aprende uma segunda língua naturalmente como adquiriu a primeira, não gerando nenhuma confusão mental, nem representando qualquer tipo de poluição linguística, atraso no aprendizado ou prejuízo à sua capacidade comunicativa.
É importante notar que o bilinguismo pode variar entre as idades. Algumas crianças alternam facilmente entre as duas línguas, enquanto outras podem alterar elementos dos idiomas em seus discursos iniciais. Os pais e cuidadores desempenham um papel crucial no suporte ao desenvolvimento bilíngue, proporcionando um ambiente rico e consistente para o aprendizado.
Sobre a Minds Idiomas
Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Contando com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets, mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira sabe que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalizar e inovar são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds Aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário