sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Aromaterapia: entenda como os óleos essenciais ajudam no relaxamento do corpo



Para que uma massagem seja bem sucedida, é necessário trabalhar outros sentidos do corpo que vão além do tato. O toque corporal é primordial para o relaxamento dos músculos e alívio das tensões, porém a experiência torna-se ainda mais completa quando combinada a outros recursos estimulantes, como a aromaterapia.

Criada há mais de 5 mil anos e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a técnica holística utiliza, em nome da saúde e do bem-estar, as propriedades de óleos essenciais da natureza. No Eliá Spa em João Pessoa, por exemplo, os cheiros são usados nas loções de massagem, que, além de ajudar na aplicação das técnicas corporais e aumentar a corrente sanguínea, estimulam o sistema nervoso central, que relaxa e atende aos comandos de cada fragrância inalada. 

Com cheiros específicos, é possível ter diversos benefícios, que vão desde relaxamento e redução das dores musculares a combate da insônia e controle da ansiedade. Além disso, a técnica é uma forte aliada no tratamento da depressão.

Segundo a Sociedade Nacional de Agricultura, ao todo, existem mais de 300 óleos essenciais de interesse comercial no mundo. Um dos mais conhecidos é a lavanda, perfume que acalma e traz grande sensação de bem-estar. Sendo assim, é muito indicada para reduzir o estresse e até mesmo algumas dores. É uma ótima opção também para quem quer dormir melhor.

Outra fragrância popular é o alecrim, erva muito utilizada na gastronomia. Na aromaterapia, a substância possui propriedades digestivas, antioxidantes, estimulantes, antimicrobianas e assépticas, que garantem diversos benefícios para a saúde. Já a essência de hortelã regenera e estimula a memória, sendo uma grande aliada da concentração. Além disso, os benefícios são físicos e emocionais, como o combate à dor de cabeça, ao enjoo e às dores musculares, além de trazer calma, paciência e clareza mental.

No Eliá Spa, antes de cada massagem, o cliente pode optar pelo tipo de perfume de acordo com o que busca na sessão. O óleo energizante de alecrim, cedro e laranja tem aroma cítrico e canforado, sendo rico em vitaminas A, E e D. Outra opção é o óleo relaxante com lavanda, patchouli e lemongrass, que possui fragrância herbal e amadeirada. Já a loção refrescante é feita com a mistura de hortelã, lemongrass e laranja, trazendo um cheiro cítrico e mentolado à massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário