segunda-feira, 10 de julho de 2023

O jiu-jitsu salvou minha vida, agora salvo vidas através das artes marciais



Washington das Neves iniciou o jiu-jitsu em janeiro de 2005, no CSU Afrânio Godoy, no alto de Santa Terezinha, em Recife. Sendo um dos fundadores um dos fundadores do ‘’Projeto Alto de Santa Terezinha de Artes Marciais’’, aluno do professor Daigo Rodrigues que é o idealizador do programa marcial.
Neves já venceu várias competições no nordeste, mas o principal título dele foi em 2010, quando ele foi medalhista no campeonato brasileiro, conquistando a medalha de prata.

Washington também é um dos pioneiros do projeto ‘’ Mais Educação’’, que foi do período de 2009 a 2019, ministrando aulas em 04 escolas municipais. O esporte mudou sua vida de uma forma surpreendente, tanto no intelecto como na parte física, tendo oportunidades de emprego através de colegas de treino, construindo aos poucos sua carreira na luta e mudando a vida jovens de comunidades carentes. Perdendo sua mãe aos 17 anos, pais separados e criado pela avó na Rua do Anil (Recife), nessa época a vó dele criava 18 filhos e 10 netos, tinha muita dificuldade em relação a alimentação, foi quando Glebson chamou Neves para musculação, em um desses treinos ele conheceu Daigo Rodrigues, que o convidou para treinar jiu, foi quando começou a se apaixonar pela arte marcial.

Em 2017, iniciou o Projeto Social WN, de jiu-jitsu, no Alto do Pascoal, com o objetivo de incentivar a prática de esportes na comunidade, disciplinar crianças e adolescentes e dar uma qualidade de vida melhor para eles, afastando os jovens da criminalidade. Washington sempre procura saber sobre as notas dos seus alunos na escola, os incentivando a estudar, conseguindo fazer com eles tirarem boas notas nas provas.

Hoje, muitos alunos que praticam a arte estão seguindo o mesmo caminho dele, Ocimar Leite, Leo Monte, Eduardo Silva, Bergue Ribeiro e outros que se tornaram profissionais de jiu-jitsu. Atualmente, o programa social funciona nos bairros do Alto do Pascoal, Chão de Estrelas, Roda de Fogo e Escola São João Batista no Alto Santa Terezinha. Com vários alunos sendo campeões, exemplo disso são Jacilene Kelly, Leandro Moreira, Gabriel Francisco, Arthur Leite, Guilherme de Santana, João Godim e Leonardo Bernardo, entre outros que estão fazendo história na modalidade. Além disso, o Mateus Ferreira, faixa amarela, é uma revelação das lutas, sendo uma das principais promessas do WN. O Professor também promove a inclusão nas artes marciais, dando oportunidade para crianças autistas e com deficiência auditivas, de iniciantes a faixa preta.

Bons exemplos de alunos que estão realizando sonhos através do ensinamento de Washington, são eles Jaci Kelly que faz curso de Letras na UFPE, Pedro Albuquerque que estuda Engenharia Agronoma na URFPE e Alisson Cavalcanti que atua como advogado trabalhista.

Segundo Washington, ‘’o meu sonho é levar o jiu-jitsu para todas as comunidades carentes da Zona Norte do Recife, pois eu sei as artes marciais irão salvar muitas vidas, como salvou a minha e vai salvar de muitas pessoas. Há pessoas sem condições financeiras, até mesmo que não conhecem o jiu, e minha missão é ajudar as pessoas a se tornarem melhores.’’

Além das aulas, Neves promove a Copa WN de Jiu-jitsu, com o objetivo de juntar alunos e famílias em um grande evento marcial e social. Atualmente, o projeto atende cerca de 300 atletas da periferia da cidade do Recife. Servindo de inspiração para outros professores seguirem a mesma metodologia social.

Começou no MMA em 2009, com o mestre Marcos Vinicius, no Círculo Militar do Recife. Nessa época, Neves era faixa marrom de jiu-jitsu, onde seu mestre disse que ele tinha jeito para lutar MMA, se tornando um dos melhores de Pernambuco na categoria 57.

Daigo foi a inspiração de Washington, se graduando aos poucos, chegando a faixa preta de terceiro grau. Sendo Campeão Paraibano de jiu-jitsu em 2005, Campeão de jiu-jitsu do Fitgh Surf em 2008 (Recife), duas vezes Campeão da Black Bull (Recife), Terceiro lugar de jiu-jitsu no Pan-Americano (Rio de Janeiro), vice-campeão brasileiro de jiu-jitsu em 2012 (São Paulo), Vice-campeão Brasileiro de MMA Amador em Caxias do Sul (RS - 2012) ,   Campeão Pernambucano de MMA amador em 2017 e 2018, e com participação no Shotoo Brasil em 2018.

Em breve vai abrir mais uma academia, no Alto da Conquista, em Olinda, para atender toda a comunidade e bairros vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário