Segundo Fernanda de Morais, fonoaudióloga referência em comunicação e oratória, uma boa comunicação não tem ruídos, atrai a atenção do interlocutor e o faz ter interesse em escutar mais sobre o assunto. “A habilidade de comunicação está presente em qualquer setor de uma empresa, e uma grande vantagem é que sabendo nos comunicar temos melhores interações dentro do ambiente corporativo. Investir nesta soft skill tão importante pode nos ajudar e muito a ter sucesso na carreira”, completa.
No momento em que vivemos hoje, pós-pandemia, a comunicação pode ser presencial ou híbrida, e em ambas a forma de expressão é diferente e exige algumas estratégias importantes. No ambiente profissional a comunicação está presente em todos os contextos: reuniões, apresentações, calls, conferências, pitches e situações de networking. Apresentar uma excelente ideia de maneira insegura, com falta de clareza e organização pode ser determinante para que não atinja seu objetivo.
Falando bem, as pessoas não farão esforço para compreender sua mensagem;
Falando bem, aumentam as chances de influenciar;
Falando bem, você atrai pessoas para perto;
Falando bem, você prospecta clientes com mais facilidade;
Falando bem, você amplia seu networking.
“A comunicação nas redes sociais traz muitas informações até para processos seletivos em empresas que hoje analisam o perfil dos candidatos buscando coerência e valores próximos aos da empresa. As fotos no perfil, conteúdos, comentários e curtidas podem comunicar e muito, por esse motivo, estar atento à forma como expressa as ideias também contribui para a imagem profissional que será projetada”, destaca Fernanda.
O respeito é um dos valores essenciais nas relações profissionais, e cultivar o respeito por si mesmo e pelos outros permite que você seja reconhecido, aceito e valorizado. Do latim,” respectus” significa consideração ou atenção e isso inclui cuidado e acolhimento.
Um dos recursos essenciais da comunicação na liderança respeitosa é a escuta, que é a base das boas relações, e escutar não é o mesmo que ouvir. Quando escutamos, estamos concentrados, desligamos os pré-julgamentos e não ficamos elaborando a resposta ou comentários que faremos neste momento.
De nada adianta ser excelente em Oratória e péssimo em “Escutatória”. Para trazer um excelente argumento é necessário escutar as necessidades do interlocutor/ cliente/ liderado para assim elaborar um discurso persuasivo e influente. Quantos “erros” na comunicação temos em nossas relações profissionais por escutar pouco ou até interpretarmos sem elementos suficientes.
Além da escuta, a habilidade de fazer perguntas estratégicas é importante, já que nem toda conversa requer os mais altos níveis de escuta. E um terceiro recurso importante para ser respeitado como líder é a forma como se expressa: a entonação da voz, o volume, a dicção, a velocidade de fala e a expressão corporal. Juntos compõem nossa imagem de comunicador e quando não são coerentes com nossas palavras podem trazer outras interpretações ao interlocutor.
Finalizo com a frase de Sócrates: “Fale para que eu te veja”.
Sua comunicação, sua imagem!
Fernanda de Morais
Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras
Fonoaudióloga Mestre e Especialist
Instagram: @fe.demorais
Nenhum comentário:
Postar um comentário