Elas também dinamizam e produzem constantes mudanças no trabalho jornalístico e na assessoria de imprensa.
E quem não acompanhar essas mudanças e entender a importância dos meios digitais, não conseguirá realizar o trabalho necessário relacionado ao cuidado da imagem dos clientes.
Se fizermos uma análise mais aprofundada da assessoria de imprensa, das atividades que ela abarca, e de seu desenvolvimento no campo digital, chegaremos a algumas ponderações importantes, que podem fazer diferença significativa na conquista de resultados.
Em relação, por exemplo, ao monitoramento de notícias, a famosa clipagem, que tem sido a base da assessoria de imprensa desde a época da comunicação tradicional. No momento atual, por conta dos meios digitais, este trabalho se tornou essencial para o sucesso das empresas.
Mas não se pode esquecer que as ações precisam ser individualizadas, personalizadas para cada cliente. Assim, há uma maior garantia da construção de uma reputação sólida para o assessorado.
Também é preciso estar ciente que o monitoramento de notícias não se reduz somente ao acompanhamento das pautas que emplacaram ou não na imprensa. Essa é uma visão limitadora. Por meio dele, é possível fazer uma série de avaliações: identificar fraquezas, monitorar nichos de mercado, acompanhar a concorrência, prevenir e ajudar a gerenciar crises, analisar sentimentos e detectar tendências.
Em relação aos releases, instrumento essencial da assessoria de imprensa para divulgar produtos, serviços e a imagem institucional dos clientes, é importante ter consciência que as redações mudaram, estão mais enxutas. Assim, para obter sucesso na divulgação, é necessário considerar aspectos, como: a estruturação do release como um texto jornalístico, completo no fornecimento de dados e informações e de fácil assimilação, inclusive permitindo uso na íntegra pelo jornalista; a inserção de técnicas de SEO; e a segmentação do mailing jornalístico.
Outro ponto fundamental, que norteia o trabalho da assessoria e é um caminho sem volta, é a gestão de redes sociais. Esse é um serviço que muitos assessores ainda sentem receio em oferecer ao cliente. Porém, ele se ampara um aspecto crucial, a produção de conteúdo próprio. Além disso, aprofunda a interação direta com os consumidores, humaniza a marca e propicia melhor visibilidade para o assessorado.
Muitos assessores de imprensa confundem gestão e monitoramento de redes sociais. No entanto, reconhecer as diferenças entre ambos os conceitos faz diferença para quem trabalha com assessoria de imprensa. Se gestão de redes sociais está relacionada à produção de conteúdo, o monitoramento destes canais engloba a mensuração de resultados, que podem ser obtidos por meio de gráficos, métricas, números, relatórios e planilhas.
Ao mensurar os canais sociais de um cliente, consegue-se entender como está o trabalho da assessoria, analisar como os consumidores enxergam a marca, bem como transformar todas as publicações em dados analíticos.
Mais um ponto relevante é o trabalho com influenciadores digitais. É inegável que os influencers são pessoas importantes para a visibilidade das marcas e para a conquista de laços de confiança mais sólidos com o público de interesse do assessorado. Contudo, essa relação precisa ser feita com um olhar bem estratégico, para o tiro não sair pela culatra e gerar prejuízos de imagem em vez de engajamento.
No tocante a gestão de crise, quem trabalha com comunicação tem a dimensão da vulnerabilidade das empresas nos meios digitais e o quanto isso pode torná-las sensíveis a crises de imagem, principalmente por conta do compartilhamento instantâneo de notícias.
O melhor plano de ação é monitorar, detectar e agir prontamente, dentro de um planejamento embasado na transparência.
Por fim, a assessoria de imprensa antenada com o que há de mais moderno sabe da importância do investimento em produção de conteúdo próprio para seu cliente.
A produção de conteúdo para redes sociais é uma alternativa para garantir a visibilidade do cliente, sem depender da imprensa. Um blog com conteúdo de qualidade ajuda a conquistar autoridade no meio de atuação da marca. Ou seja, seu cliente acaba se tornando uma fonte de referência para os consumidores e conquistando cada vez mais espaço.
Não é só atentar para todos esses aspectos que norteiam a nova formatação das assessorias de imprensa. Tem que se ter consciência de que estas assessorias precisam se adaptar, e urgentemente, a uma nova realidade em que os processos caminham a passos largos para uma automação total de suas funções.
*Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e fundadora da Vervi Assessoria de Comunicação, que há 39 anos desenvolve projetos na área de assessoria de imprensa
veralucia@grupovervi.com.br
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