segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Daniel Munduruku dará voz aos índios na Fliu

Dono de vários prêmios literários, Daniel Munduruku, estará na primeira edição da Festa Literária de Uauá. Da etnia indígena mundurucu, participará da mesa intitulada “Povos tradicionais: Resistências e Diversidades”, que acontece na sexta-feira, dia 15, a partir das 16 horas, junto a Pola Ribeiro, com mediação de Cícero Felix.

Escritor e professor de Belém do Pará, Munduruku é graduado em Filosofia, História e Psicologia, mestre em Antropologia Social, doutor em Educação e pós-doutor em Linguística. É autor de 52 obras, sendo a maioria direcionada ao público infanto-juvenil e aos educadores.
Extremamente engajado no movimento indígena brasileiro, é Diretor-Presidente do Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais e membro da Academia de Letras de Lorena-SP. É Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República.
Na sua carreira literária, recebeu vários prêmios literários no Brasil e no exterior, dentre os quais o Prêmio Jabuti, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq) e Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Seus livros figuram entre os Altamente Recomendáveis pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Em 2017, foi contemplado com o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil e em 2018 ganhou o Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nesta primeira edição da FLIU o homenageado é o professor e historiador Manoel Neto, que recebeu o título de cidadão de Uauá, em reconhecimento ao seu envolvimento com o município e toda a região que foi palco da Guerra de Canudos.
Como o próprio nome indica, a FLIU é uma festa. Além dos encontros entre os autores e o público, haverá shows musicais com artistas locais e nacionais, teatro, oficinas, artes visuais, filmes e uma ampla programação infantil carinhosamente batizada de Fliuzinha.
Fliu é uma realização da Uauá projetos criativos e da Prefeitura de Uauá, idealizada por Mercia Beatriz com coordenação e produção de Ellen Ferreira, Lorena Ribeiro e Antônio Nikiel, com curadoria de Maviael Melo.
O evento tem patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo/Bahiatursa, Secretaria de Desenvolvimento Rural/CAR, Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura/Fundação Pedro Calmon, além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

Serviço:
O que: FLIU – Festa Literária de Uauá
Onde: Uauá, no Sertão Baiano
Quando: 14, 15 e 16 de novembro de 2019

Programação
Sexta - feira (15/11)
9h - Abertura Cultural
9h30 - Mesa temática 2  "minha Poesia cabe na sua na sua melodia" 
11h - Mesa Temática 3   "poesia é pop"
14h - Jovens Comunicadores
14h30 - Mesa Temática 4 "A Literatura dos Pirilampos em forma de poesia, prosa e música"
16h - Mesa Temática 5 "povos tradicionais Resistências e diversidades" - Daniel Munduruku e Pola Ribeiro com mediação de Cícero Félix
18h - Espetáculo Lítero  Musical " O velho  homem rio" com Celo Costa
19h - Cortejo Baque Opará
Local: Colégio Estadual  Nossa Senhora Auxiliadora 
Aberto ao Público  

Nenhum comentário:

Postar um comentário