Essas mudanças tecnológicas e comportamentais impactam diretamente a área de Negócios, que observa um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e exigente. Para Camila Arruda, professora de Administração, Gestão e Negócios da FPB, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o movimento é resultado de uma combinação de fatores. “As principais transformações do mundo do trabalho estão relacionadas ao avanço acelerado da tecnologia, à digitalização dos processos e às mudanças nas expectativas das pessoas em relação ao trabalho. A automação, a inteligência artificial e o uso crescente de dados vêm modificando funções e criando novas formas de trabalho”, afirma.
As novas relações profissionais, como trabalho híbrido e a maior presença de freelancers e prestadores de serviço, também estão levando as empresas a repensarem sua estrutura interna, rotinas e até sua cultura. O estudo do WEF aponta que cerca de 39% das habilidades atuais devem ser transformadas ou substituídas até 2030, enquanto cresce a demanda por perfis analíticos, flexíveis e habituados ao uso de ferramentas digitais. Além disso, temas como diversidade, inclusão e sustentabilidade ganham espaço na agenda das organizações.
Nesse contexto, como empresas gerenciam equipes e definem suas estratégias de atuação também muda. Para Camila Arruda, é preciso acompanhar esse movimento de forma planejada. “Essas novas relações profissionais exigem que as empresas repensem sua estrutura, seus processos e até sua cultura. O modelo híbrido e a flexibilização ampliam a autonomia das equipes, ao mesmo tempo, em que demandam mais clareza na comunicação, metas bem definidas e ferramentas digitais eficientes”, explica.
Ao mesmo tempo, competências que combinam habilidades humanas e digitais se tornam decisivas para quem atua ou deseja atuar na área de Negócios. A professora destaca características que já aparecem entre as mais valorizadas pelo mercado, como pensamento crítico, capacidade de adaptação, inteligência emocional e domínio de tecnologias aplicadas ao dia a dia das empresas.
Para as empresas, o desafio envolve mais do que incorporar tecnologia: exige revisar práticas, modernizar processos e fortalecer a liderança. Camila reforça que esse movimento deve ser amplo. “A adaptação exige um movimento integrado. As empresas precisam repensar sua cultura para torná-la mais aberta à inovação, à autonomia e à colaboração. Em termos de processos, é necessário simplificar, digitalizar e criar fluxos mais ágeis e orientados a resultados. E, sem dúvida, a liderança precisa evoluir”, acrescenta.
Com esse cenário, cursos na área de Negócios ganham ainda mais importância. A FPB oferece graduações como Gestão Comercial, Gestão Pública, Marketing Digital, Administração e Ciências Contábeis, além de MBAs em Governança Pública, Negócios Internacionais e outras áreas voltadas à gestão e inovação.
As transformações do mundo do trabalho não representam apenas desafios, mas oportunidades para quem acompanha a inovação e investe em aprendizado contínuo. A combinação entre tecnologia, formação qualificada e competências humanas será determinante para construir relações profissionais mais produtivas e sustentáveis nos próximos anos.
Sobre a FPB
Há 20 anos no mercado educacional da Paraíba, a FPB se consolida como referência em inovação, sendo a única faculdade privada do Estado a integrar o Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de qualidade em educação do Brasil. Com seu pioneirismo, foi a primeira a implantar os cursos de graduação em Gastronomia na região, além de manter o curso de Nutrição mais antigo da rede particular ainda em funcionamento na Paraíba. Já formou mais de 8 mil profissionais e oferece hoje mais de 30 cursos de graduação e 100 de pós-graduação, nas modalidades presencial e digital. Pelo Enade 2023, a FPB foi reconhecida como a melhor faculdade privada de Administração em João Pessoa e oferece o melhor curso de Direito entre as instituições privadas de todo o Estado. Também se destaca por sua infraestrutura de excelência, que inclui o maior e mais completo complexo gastronômico educacional do Estado, mais de 30 laboratórios modernos na área da Saúde, Clínica de Psicologia com atendimento gratuito à comunidade, além de espaços de prática profissional como a Agência Júnior, o Núcleo de Apoio Contábil (NAF), Complexo de Comunicação e Escritório Modelo de Arquitetura. Para saber mais, acesse www.fpb.edu.br.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 381 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em cerca de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação - parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário