domingo, 23 de novembro de 2025

Samba, Poesia e Resistência marcam a programação deste sábado (22) e domingo (23) do Festival Recife Mundo Mix



O Recife Antigo não para neste sábado (22) e domingo (23) que continua a pulsar intensamente com uma agenda de mais dois dias de programação gratuita, que transforma o bairro em uma grande vitrine de cultura, diversidade e economia criativa.
Música, artes visuais, literatura, cultura popular e muito mais reafirmam o compromisso do evento com a valorização da produção cultural pernambucana e o fortalecimento dos laços que unem artistas, públicos e territórios. Entre rodas de samba históricas, encontros poéticos e tributos a mestres da cultura popular, o festival consolida sua primeira edição como um dos eventos mais marcantes do calendário cultural pernambucano.


SÁBADO (22) — Samba, poesia e celebração da cultura nordestina

No Polo Brincantes, a tarde começa com destaque para o encontro que homenageia os 80 anos do poeta e repentista Ivanildo Vila Nova, um dos maiores ícones da cantoria nordestina. A apresentação reúne Zé Carlos do Pajeú, André Santos e Iponax Vila Nova, trazendo declamação, viola e o repente como expressão maior da memória viva do Sertão numa homenagem aos 80 anos do Poeta e Repentista Ivanildo Vila Nova, autor de "Nordeste Independente", renomada na voz de Elba Ramalho (18h30 às 20h). Em seguida, o público recebe uma das atrações mais aguardadas do festival: a Farra dos Poetas, que sobe ao palco das 20h30 às 22h com Rodrigo Inojosa, Ariel Freire, Erica Souza e Pezão Decente. O grupo, que recentemente gravou o audiovisual Na Essência 2 com participações de Santana e Flávio José, promete uma celebração poética e musical que reafirma sua força no cenário nordestino. Já no Polo Canta Nordeste Jota Raposo, o sábado é dedicado ao balanço marcante da Roda de Samba do projeto De Cara com o Samba, que ocupa o espaço das 16h às 20h. Reconhecido por preservar as tradições do samba de raiz, o projeto entrega uma apresentação vibrante, conectando público, história e celebração coletiva.


DOMINGO (23) — Música, cultura e encontros com poesia

No domingo, o Polo Brincantes apresenta uma tarde de múltiplas linguagens, passando pela programação infantil, Balé Popular do Recife e pela Orquestra de Frevo, culminando no show do projeto Chorinho Novo de Chico Botelho (18h30 às 20h), mantendo viva a tradição instrumental pernambucana. No Palco Canta Nordeste – Jota Raposo, quem conduz a festa são Tonho de Opala (16h), Evi Sandes com uma emocionante homenagem a Reginaldo Rossi (18h) e o encerramento com a banda Versão Brasileira (20h), garantindo um fim de noite marcado por sucessos e celebração popular. O Polo Moínho segue com programação formativa e artística, incluindo vídeo-arte, diálogos literários e exibição de curta-metragem, destacando novos nomes e provocando reflexões sobre as linguagens contemporâneas.


Debates, exposições e feiras movimentam também o Recife Antigo durante todo o final de semana, além das apresentações, o público pode visitar:

• Exposição “Atravessando Pontes” – Projeto Pernambuco, Tudo é Arte! no 3º andar do Museu Cais do Sertão, neste sábado (22) e domingo (23), das 13h às 18h, com 40 artista de várias expressões das artes visuais. Entrada gratuita.

• Feira de Economia Sustentável e Criativa no Polo Empreenda Mais — Rua Domingo José Martins, próximo à Praça do Arsenal. Entrada gratuita.

• Feira de Economia Criativa no Polo Maré Cultural — Praça do Arsenal. Entrada gratuita.

• I Fórum de Cultura para o Terceiro Setor – Fala PE, no Polo Conexões – Moinho Recife, a partir das 14h, com discussões sobre aspectos da Preservação da Cultura, Captação de Recursos, Deveres e Direitos e Prestação de Contas de Projetos Culturais. Entrada Gratuita.

• Polo Sabores Pernambucanos, espaço instalado ao lado da Praça do Arsenal que apresenta a gastronomia como identidade e memória com 19 operações gastronômicas, que celebram a culinária como patrimônio cultural, experiências afetivas e expressão de identidade, integrando a força da cozinha popular com a potência de criações contemporâneas.


Como um manifesto de encontros, o Festival Cultural Recife Mundo Mix traz todas as diversas vertentes que projetam Pernambuco para o mundo. “O Recife Mundo Mix nasce para inspirar, transformar e valorizar o que temos de mais nosso: a diversidade pernambucana”, reforça José Maria de Souza, presidente do Instituto Asa Branca. Por isso, o festival segue construindo pontes e celebrando o que faz da cidade um espaço de diversidade e invenção contínua.


Com incentivo do Governo Federal através do Ministério da Cultura – MINC, o evento conta com apoio da Prefeitura do Recife, através do RECENTRO, da SETUR - Secretaria de Turismo, do PRODARTE, da Secretaria de Empreendedorismo e da EMPETUR, além de diversas instituições parceiras como a Fundação de Cultura Cidade do Recife e o Hub Plural.



Serviço:

Festival Recife Mundo Mix 2025

Recife Antigo – Cais do Sertão, Moinho Recife, Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus e arredores

Entrada gratuita

Programação completa nas redes: @recifemundomix e https://www.recifemundomix.com.br/


Exposição “Atravessando Pontes” | Projeto “Pernambuco, Tudo é Arte!”

Duração: de 22 e 23 de Novembro

Visitação: Sexta das 10h às 16h | Sábado e Domingo de 13h às 18h

Local: Museu Cais do Sertão, 3° Andar, salas Pajeú e Moxotó

Entrada Gratuita


Feira de Economia Sustentável e Criativa 

Duração: de 22 e 23 de Novembro

Local: Polo Empreenda Mais – Rua Domingo Joé Martins próximo da Praça do Arsenal

Entrada Gratuita


Feira de Economia Criativa 

Duração: de 22 e 23 de Novembro

Local: Polo Maré Cultural – Praça do Arsenal

Entrada Gratuita


Realizadora:

Instituto Asa Branca – (81) 2156-0908

https://www.institutoasabranca.org.br/

Presidente - José Maria de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário