Com incentivo do Governo Federal através do Ministério da Cultura – MINC, o evento conta com apoio da Prefeitura do Recife, através do RECENTRO, da SETUR - Secretaria de Turismo, do PRODARTE, da Secretaria de Empreendedorismo, Sandrin e da EMPETUR, além de diversas instituições parceiras como a Fundação de Cultura Cidade do Recife e o Hub Plural. Com acesso gratuito, a proposta é reunir em um só espaço arte, artesanato, música, moda, gastronomia, empreendedorismo e cidadania, promovendo conexões entre criadores, empreendedores e o público em geral.
Além de movimentar a cena cultural, o evento também impulsiona o turismo e a economia criativa, gerando oportunidades para pequenos empreendedores, artistas independentes e produtores culturais. “O evento contará com gratuita para o público que poderá desfrutar uma agenda que celebra essa diversidade pernambucana em diversas linguagens com uma plataforma de conteúdo, ações artísticas com exposições, gastronomia, empreendedorismo e cidadania com a o Empreenda Mais e a Maré Cultural Feirarte e apresentações literárias e músicas, que refletem o cerne de nossa cultura”, completa José Maria
Reunindo tudo em um só espaço, o mix da cultura popular pernambucana se encontra promovendo essas conexões entre criadores, empreendedores e o público em geral numa programação articulada principalmente em oito polos específicos: o Polo Conexões – Moinho Recife (Empreendedorismo Cultural), Polo Sabores Pernambucanos (Gastronomia), Polo Cais do Sertão (Expressões Artísticas), Polo Empreenda Mais (Economia Criativa), Polo Maré Cultural Feirarte (Arte e Artesanato), Polo Brincantes e Polo Jota Raposo (Apresentações Artísticas e Culturais).
Diálogos e pensamento criativo - Antecipando a programação do Festival Recife Mundo Mix, este Polo congrega a plataforma de conteúdo e saberes a partir da quarta-feira, dia 20, e segue até o dia 23 de novembro, no Moinho Recife, que abre suas portas para uma agenda intensa de rodas de conversa, workshops, fóruns e exibição de filmes. Entre os destaques estão debates com nomes como a produtora cultural Dora Dimenstein, a jornalista e apresentadora Lina Fernandes, a jornalista o advogado Cristiano Carrilho, o cineasta Wagner Montenegro, abordando temas como comunicação cultural, leis de incentivo, audiovisual, literatura e inovação social. O espaço também sediará o I Fórum de Cultura para o Terceiro Setor – Fala PE, além de lançamentos literários e mostras audiovisuais como o curta Mulheres que Carregam Homens, o longa Clarice – A Descoberta do Mundo e a performance Vídeo Arte e Performance, de Andrea Veruska.
No Sabores numa plataforma gastrô como arte e identidade - No polo Sabores Pernambucanos, a gastronomia é tratada como expressão cultural e memória afetiva, numa homenagem especial a Otília Pereira, figura lendária da culinária recifense e criadora do famoso restaurante Buraco de Otília. Símbolo da gastronomia popular, Otília transformou o simples em extraordinário, fazendo da comida um instrumento de afeto e convivência com diversas operações gastronômicas, sob curadoria do chef Everton Teixeira, para o público degustar receitas especiais, como o Bar do Amparo, Fogão do Céu Comedoria Regional e o Bistrô Negralinda.
Um manifesto de arte o local e o global - No Polo Cais do Sertão, o Recife Mundo Mix ocupa espaço especial trazendo as mais variadas expressões artista com uma edição exclusiva do projeto “Pernambuco, Tudo é Arte!”, sob a curadoria da artista Sil Karla. Nesta proposta, estão reunidos 40 artistas com diversas linguagens que proporcionam um encontro entre o tradicional e o contemporâneo, o popular e o experimental através da exposição “Atravessando Pontes”. Durante os três dias do Festival, o público poderá conferir de perto os trabalhos de nomes como Jeff Allan, Raoni Assis, Karina Agra, Magdala Gomes, Nathê Ferreira, Diogum e muitos outros.
Empreenda Mais+ - No Recife Mundo Mix 2025, o Polo surge como um verdadeiro motor de futuro, reunindo mais de 60 marcas autorais selecionadas pelo Prodarte e formando um grande painel da economia criativa que movimenta o Recife com comercialização de produtos com proposta sustentável, assistência para formalização e expansão das iniciativas que estão sendo expostas com o apoio do PRODARTE e o Sebrae-PE. O público encontrará assim moda consciente, design independente, cerâmica contemporânea, upcycling, artesanato sustentável e brechós criativos. Nomes como Timóteo, Torah Arte em Madeira, Veste&Reviste, Acessórios Ramífica, LevArte, Miuse Design, Petit Poá Veruska Camelo, Nordestreet, Suburbano Café, entre muitos outros, ocupam esse espaço realizado em parceria com o Sebrae/PE. Funcionado como um hub de inovação e formação, oferecerá ainda atividades e oportunidades de conexão entre artesãos, empreendedores, investidores e educadores.
Uma Maré Cultural - Dentro da programação do Recife Mundo Mix 2025, a Maré Cultural Feirarte chega como um dos pontos altos da celebração da economia criativa e da identidade pernambucana. Conhecida por transformar espaços públicos em verdadeiros corredores de arte, cultura e sabor, a feira reúne uma curadoria de artesãos, designers, artistas e empreendedores locais que dão novo fôlego à tradicional Feira de Artesanato do Recife, que chega com uma energia renovada com uma variedade de produtos da economia criativa de diferentes municípios de Pernambuco, como arte, decor, acessórios, artesanato, gastronomia regional e atrações culturais em um só lugar. Nesta edição especial, o evento aporta no Recife Antigo levando o clima vibrante, com uma mistura envolvente na programação do Festival Recife Mundo Mix, prestando homenagem à eterna Ana das Carrancas, artista que moldou o barro e o transformou em símbolo de resistência e espiritualidade. “O Feirarte é o polo das mãos criadoras, do barro que vive e da arte que fala”, resume a José Maria.
Mundo Mix é o som da diversidade - Como terra da diversidade e do manifesto cultural através da música, não poderia faltar no Festival Recife Mundo, o pulsar do ritmo tão característico de nossa mistura. Então, nos três dias de experiências culturais, artísticas e gastronômicas, o evento também celebrará a pluralidade cultural, reunindo música, dança e cortejos. Tudo isso será vivenciado em dois polos de destaque: o Polo Brincante, localizado na Rua do Bom Jesus, e o Polo Canta Nordeste Jota Raposo, situado na Rua do Observatório. O público poderá curtir as diversas atrações que brilham na programação como Jessier Quirino, Luizinho de Serra com seu tributo ao forró e à cultura sertaneja, e o poeta Oliveira de Panelas, o projeto Farra dos Poetas, Eve Santos, a banda Versão Brasileira com Rômulo no vocal e o De Cara com o Samba, que apresenta três horas de puro samba raiz.
Serviço:
Festival Recife Mundo Mix 2025
De 21 a 23 de novembro de 2025
Recife Antigo – Cais do Sertão, Moinho Recife, Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus e arredores
Entrada gratuita
Programação completa nas redes: @recifemundomix e https://www.recifemundomix.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário