Inspirado no filme A Rosa Púrpura do Cairo, de Woody Allen, Marcelo Barros usa a relação entre espectador e tela para refletir sobre como o cinema pode ser uma ponte para a empatia, a espiritualidade e o bem-viver. O autor resgata a experiência íntima de quem, ao sair de uma sessão marcante, sente que “alguém entrou dentro da nossa alma e tocou no que ela tem de mais profundo”, como disse Charles Chaplin.
No livro, cujo subtítulo é “Cinema para recuperar a alma do mundo”, o autor traz uma provocação dos filmes que mais o marcaram, para transformar a experiência do espectador em um exercício de diálogo com o ser humano. Sem pretensão técnica, Marcelo Barros escreve como um amante do cinema que reconhece nessa arte uma força educativa, amorosa e espiritual.
Em doze capítulos, o autor percorre a história do Cinema mundial, o cinema brasileiro e latino-americano, e ainda dedica faz referências a temas como Cinema e Educação para a Paz, Cinema e Espiritualidade, Cinema e Humor. A obra não é apenas um livro sobre filmes, mas um convite para reencontrar o que há de mais humano em cada um de nós.
Serviço:
📖 Lançamento do livro: Do encanto da tela ao encontro do mais humano, de Marcelo Barros
📅 Data: 24 de novembro (domingo)
🕖 Hora: 19h
📍 Local: Livraria do Jardim – Recife
🎙️ Participações: Cida Pedrosa, Paulo Sampaio e Wictor Santana
https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-livro-do-encanto-da-tela-ao-encontro-de-mais-humano/3209624

Nenhum comentário:
Postar um comentário