domingo, 23 de novembro de 2025

Doar é transformar: campanha do Repense Reuse reforça doação consciente de roupas na Bahia



Iniciativa do projeto antecipa o Dia de Doar e estimula baianos a repensarem o destino das roupas, fortalecendo a economia circular e o impacto social

A campanha “Doação consciente de roupas – muito além de simplesmente repassar algo que não se quer mais, e sim garantir um futuro mais circular” já está nas ruas da Grande Salvador e Feira de Santana, com o objetivo de engajar a população baiana em um novo olhar sobre o ato de doar.



Durante todo o mês de novembro, o projeto Repense Reuse promove uma mobilização especial em torno do Dia de Doar (30 de novembro), estimulando a reutilização de produtos têxteis e o fortalecimento de uma cadeia sustentável que une solidariedade, economia e meio ambiente.



A ação conta com redes de coleta estruturadas em diversos pontos da Bahia, garantindo que cada peça doada tenha destino responsável e transparente. Os itens passam por triagem, curadoria e são direcionados para reuso ou reciclagem têxtil, reduzindo o desperdício e prolongando o ciclo de vida dos produtos.



“Doar é um ato de solidariedade, mas também de consciência. Quando fazemos uma doação responsável, estamos ajudando o meio ambiente, gerando trabalho digno e fortalecendo comunidades. O Repense Reuse nasceu com esse propósito: transformar o que seria descarte em oportunidade social e ambiental, dentro de uma cadeia estruturada da economia circular”, afirma Claudia Andrade, Executiva de Implementação do Repense Reuse.



Atualmente, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Bahia recebem centenas de peças que são reaproveitadas dentro da cadeia circular da moda. O sistema evita o inutilização inadequada de tecidos, que representam uma das maiores fontes de resíduos sólidos urbanos.



Como doar

Basta separar roupas, calçados e acessórios em bom estado e entregá-los em um dos coletores sinalizados do Repense Reuse.


Lista completa dos PEVs: www.repensereusebrasil.org.br



O que doar


Roupas infantis, juvenis e adultas, além de calçados e acessórios limpos e em boas condições de uso.



Por que doar

A doação consciente contribui para:


Reduzir o inutilização têxtil inadequado;



Gerar renda e empregos formais;



Apoiar projetos sociais e ambientais;



Estimular o consumo mais responsável e circular.




“A cada peça doada, o ciclo se renova. Nosso trabalho é garantir que nada se perca — tudo pode se transformar em impacto positivo”, reforça Claudia Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário