O livro é dividido em seis seções e reúne 65 poemas, escritos ao longo de dez anos. No evento haverá um bate-papo com Danielle Alexa e a escritora e psicóloga Lanna Acosta, com mediação de Lucille Patriota. Durante a conversa, o público poderá conhecer mais sobre o trabalho da autora e a criação dos livros em formato cartonera.
“Entre a aorta espalhada e outras aparelhagens de guerra” está à venda através do Instagram @parahybacartonera ou pode ser adquirido durante o lançamento no Recanto da Cevada. A produção do livro e o lançamento fazem parte do projeto “Parahyba Cartonera: do papelão ao livro”, realizado com recursos via edital nº 60.002/2024, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB por meio do Fundo Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE).
Além do livro da autora, diversos exemplares da editora parceira, Escaleras, também estarão à venda, a preço promocional, no local.
Sinopse:
Uma aorta espalhada é um corpo no mundo. Um corpo em desejo. Um corpo em guerra silenciosa. Um corpo em suspensão. Um corpo em guerra estridente. Uma aorta espalhada é um corpo depois do fim. E tal como o percurso da artéria, fundida no coração, mantenedora da vida, está o percurso da aorta aqui escrito, calcada no tempo e no espaço do agora, na percepção de si e do outro, no que se diz e no que se cala. Neste percurso ― espalhar de sangue no corpo ― as aparelhagens da memória e da identidade bombeiam oxigênio às vozes poéticas que emergem ao longo da obra. Entre a aorta espalhada e outras aparelhagens de guerra é, pois, um convite a adentrar o universo da autora, que se abre a dizer ao mundo sua poética, fundida neste corpo-palavra-território.
Sobre a autora:
Danielle Alexa é escritora, professora e multiartista. Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Escrita Criativa pela UNIESP e mestra em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como professora de Escrita Criativa no Centro Estadual de Arte da Paraíba (CEARTE) desde 2023, com foco no estudo de poesia, narrativas curtas e dramaturgia. Entre 2023 e 2024, desenvolveu, junto ao Laboratório de Investigação Cênica em Teatro do Absurdo, grupo de teatro pessoense, a dramaturgia “A palavra não sabe o que diz”, fruto da montagem de “Não consuma este espetáculo!”, peça estreada em junho de 2024. Também é produtora cultural, desenvolvendo e participando de projetos nas áreas da literatura, da cultura popular, do teatro e do audiovisual, além de integrar o Fórum de Teatro de João Pessoa e o Fórum do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (FLITECA/PB). Ao longo de sua trajetória, em que a literatura e a escrita sempre estiveram presentes, publicou artigos, textos em jornais e participou da primeira antologia de contos da Editora Escaleras (Prosas de Oficina, 2018), passando a compor a equipe da Editora em 2025. “Entre a aorta espalhada e outras aparelhagens de guerra” (2025), seu primeiro livro de poemas, inaugura o projeto Parahyba Cartonera, escrito e idealizado pela autora.
Ficha técnica:
Editora: Parahyba Cartonera e Editora Escaleras
Capa: Parahyba Cartonera
Diagramação: Tainá Lima
Revisão Ortográfica: Bruna Cassiano
Consultoria: débora gil pantaleão
Produção: débora gil pantaleão
Fotografia: Bruna Dias
Serviço:
Lançamento do livro “Entre a aorta espalhada e outras aparelhagens de guerra”, de Danielle Alexa
Local: Recanto da Cevada (R. Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, 53 - Bancários, João Pessoa - PB)
Data: 22 de novembro de 2025
Horário: 16h30
Entrada gratuita
Custo do livro R$20,00
Projeto realizado via edital nº 60.002/2024, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB por meio do Fundo Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE).
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário