Os sintomas do bruxismo incluem dores nas articulações, sensibilidade nos dentes e desgaste dental. Fatores como estresse e ansiedade podem agravar esses sintomas. A cirurgiã dentista e implantodontista Adriana Morosini explica que o bruxismo é um hábito parafuncional, ou seja, involuntário e não normal, frequentemente manifestado durante o sono.
Adriana ressalta que a ansiedade pode levar a um tensionamento inconsciente da mandíbula durante a noite, criando um ciclo vicioso: a ansiedade provoca bruxismo, que, por sua vez, causa dores e desconforto, aumentando ainda mais a ansiedade.
Além disso, a má qualidade do sono, comum em períodos de estresse, pode ser tanto uma consequência da ansiedade quanto um fator que agrava o bruxismo. “Dores de cabeça ao acordar, um dos sintomas mais evidentes, dificultam a concentração e o bem-estar, criando um ciclo de estresse que afeta a saúde física e mental”, adverte a especialista.
Diante desse cenário, é fundamental que, independente da idade, as pessoas busquem formas de gerenciar o estresse e a ansiedade. Técnicas de relaxamento, exercícios físicos e consultas regulares ao dentista são algumas das recomendações.
“O diagnóstico e tratamento do bruxismo são essenciais para evitar danos permanentes à saúde oral e melhorar a qualidade de vida, permitindo que as pessoas enfrentem os desafios diários de forma mais saudável e equilibrada”, conclui a cirurgiã-dentista e implantodontista Adriana Morosini.

Nenhum comentário:
Postar um comentário