Com registros fotográficos de árvores seculares e sagradas – como Baobás, Irokos (gameleira branca), Umbuzeiros, Castanheiras do Maranhão e Mungubas – a exposição Árvore da Palavra: território ancestral, sagrado e da criação”, chega em sua semana final. A mostra, com obras captadas no Brasil e na África, vai até sexta-feira (31.01), na Arte Plural Galeria, com acesso gratuito.
Nessa reta final, os interessados poderão conversar com a artista, presencialmente, e fazer uma visita guiada, na terça e na quarta-feira (28 e 29) e no dia do encerramento, sexta (31), sempre à tarde. A APG fica na Rua da Moeda, 140, no bairro do Recife e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e no sábado das 14h às 18h.
São mais de 30 trabalhos, distribuídos nos dois espaços da APG, sendo fotografias tradicionais - captadas em Pernambuco - Zona da Mata, Agreste e Sertão; e também na Nigéria, Senegal e Benin, países do continente africano. Além disso, há trabalhos em técnicas alternativas de impressão: antotipia, que utiliza pigmentos vegetais para emulsionar o papel aquarela onde se produzirá a imagem; e fitotipia, em que a própria folha é suporte para criação da imagem.
Eixos - As obras estão separadas por eixos: no político, destaque para o trabalho “Deu pau no Brasil”, e “Pela floresta em pé”, que mostra a imagem da castanheira do Maranhão, na cor vermelha, cercado com o nome de ativistas ambientais que foram assassinados no Brasil por defenderem o meio ambiente. A abordagem “o sagrado” conta com imagens de árvores milenares que serviram de local religioso, e também para celebrações e encontros afetivos.
Para a fotógrafa, “a ideia da exposição não é só trazer as imagens das árvores, mas de poder resgatar um pouco dos relatos, ou pequenas narrativas, das relações poéticas, afetivas e ancestrais das pessoas com as árvores, aproximando a população da urgente necessidade de preservação e da consciência ambiental.
Itinerante – Com suporte do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, a exposição itinerante já esteve no Quilombo Curiquinha dos Negros, em Brejão (Agreste) e em Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), ambos em julho passado. A mostra conta com curadoria da pesquisadora Joana D’Arc Lima.
SERVIÇO:
Últimos dias da exposição Árvore da Palavra @arvoredapalavra
Por Roberta Guimarães @roberta.guimaraes.fotografia
Local: Arte Plural Galeria (APG) - Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h
Entrada franca
Instagram: @arte_plural_galeria

Nenhum comentário:
Postar um comentário