A participação inédita no festival é resultado da iniciativa do Eixo Cultura da Funase o qual, por meio de negociações, viabilizou a oportunidade para os socioeducandos. O objetivo central é, não apenas proporcionar acesso à cultura, mas também oferecer aos jovens uma experiência transformadora que estimule a reflexão e o desenvolvimento pessoal de cada um deles. Com ingressos garantidos para os 10 espetáculos da programação, os adolescentes terão a chance de vivenciar importantes manifestações artísticas, ampliando seu repertório, suas perspectivas e fortalecendo sua integração com a comunidade.
Dentre os espetáculos estão obras como “A Vida Pede Mais Abraço”, “Dom Quixote”, “Cabras de Lampião”, entre outros clássicos que refletem a diversidade e a riqueza cultural do estado. Essas apresentações abrangem diferentes formas de expressão artística, oferecendo aos jovens uma imersão única na dramaturgia. Assim, a programação, que inclui peças de teatro, dança e performances, promete uma vivência enriquecedora, estimulando a criatividade e a reflexão dos socioeducandos.
Para Josué Ricardo, representante do Eixo Cultura, o momento representa uma oportunidade única de transformação, uma vez que, ao proporcionar-lhes o contato com manifestações culturais de grande relevância, os socioeducandos têm a chance de expandir seus horizontes e refletir sobre suas próprias vivências. “A arte é um poderoso instrumento de mudança e integração social. Participar de um evento como o Janeiro de Grandes Espetáculos não só amplia o repertório cultural desses jovens, mas também fortalece sua autoestima e a visão de um futuro com mais oportunidades”, destaca Josué.
Após o espetáculo da última terça-feira, dia 20 de janeiro, L.R., de 17 anos, revelou que “foi uma experiência maravilhosa, eu gostei muito. No dia que eu fui, foi a apresentação da peça do Don Quixote, eu gostei muito, eu queria ter a oportunidade de conhecer outros teatros que eu nunca fui na minha vida. Gostei das cortinas abrindo e as cortinas fechando, gostei do povo dançando, amei muito e gostaria de ir novamente”.
Larissa Pinheiro, produtora executiva do festival, ressaltou que ações como essa “têm um impacto muito significativo na vida desses jovens, sobretudo na forma como eles enxergam a arte e a cultura. Eles, ao se envolverem diretamente com essas atividades culturais, têm uma oportunidade de vivenciar diferentes formas de expressão artística. Acredito que isso pode despertar neles um interesse mais profundo e uma compreensão sobre a expressão artística, além de dar uma visão mais ampla do poder transformador da arte”.
Vale destacar que o festival Janeiro de Grandes Espetáculos é promovido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), junto a outros colaboradores, e sua programação vai até o dia dois de fevereiro, com apresentações entre às 17h e às 20h. Demais detalhes podem ser encontrados no Instagram oficial do evento @festivaljge ou através do site www.janeirodegrandesespetaculos.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário