“Essa grande mistura de etnias, culturas, histórias e talentos, aliada a troca que acontece com os músicos e professores convidados, vindos de diversas partes do mundo, é um dos mais belos aspectos deste festival. Tenho certeza que Pelotas receberá muito bem essas centenas de jovens talentos para uma edição rica de música, aprendizado e encantamento”, comenta a gerente de Cultura do Sesc/RS, entidade realizadora do projeto, Luciana Stello.
Com direção artística do maestro Evandro Matté, o Festival conta neste ano com um corpo docente de 50 professores, de 12 nacionalidades, como Itália, Rússia, Bulgária, Japão, França, Argentina, Alemanha, Romênia e diferentes partes do Brasil. Eles ministram classes de especialização musical de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro.
No eixo cultural do festival, a comunidade de Pelotas poderá desfrutar de dezenas de apresentações artísticas gratuitas, entre recitais de alunos, apresentações especiais de grupos de acadêmicos selecionados e concertos de músicos convidados especialmente para a edição. Destacam-se, na programação, a orquestra uruguaia La Ventolera, que mescla a música instrumental com o tambor de candombe; a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo com o concerto “Sons do Mundo”; e o “Sul em Concerto”, uma apresentação especial em tributo à resiliência do povo gaúcho, com regência de Evandro Matté e participação dos músicos Loma Pereira, Daniel Torres e Shana Müller.
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música - Em sua 13ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Ele é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o patrocínio da Ecosul – Ecorodovias, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, apoio educativo de UFPEL, UCPEL e Unisinos, e apoio cultural de Ospa, Expresso Embaixador, Nave, RodOil e Bibliotheca Pelotense.
13º Festival Internacional Sesc de Música
O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais
Data: De 20 a 31 de janeiro de 2025
Local: Pelotas/RS
Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes e ensaios de especialização musical com professores referência na área, vindos de várias partes do mundo, e de apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Além disso, músicos e orquestras convidados também complementam a programação, em concertos por diferentes espaços do município. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade.
Classes de Música de Concerto: turno da manhã
Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde
Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino
Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)
Ingressos: O acesso é gratuito para todos os espetáculos, mas, para as apresentações marcadas para o Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João, é necessária a reserva antecipada de lugares, o que pode ser feito virtualmente, pelo site do Festiva. Para o Guarany e o Sicredi, também é possível retirar presencialmente o ingresso na bilheteria do Theatro Guarany (Rua Lôbo da Costa, 849), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma: até 17/01 retirada de ingressos para espetáculos até 23/01; e de 21 a 24/01, retirada de ingressos para espetáculos dos dias 26, 27, 28, 29 e 30/01. Especialmente para as atrações no Guarany, quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar diariamente antes de cada concerto, às 18h, na entrada, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.
Programação completa e informações complementares: No site www.sesc-rs.com.br/festival
*Sujeita a alterações

Nenhum comentário:
Postar um comentário