O evento, com abrangência estadual, conta com a participação de artesãos e artesãs oriundos de todas as regiões, tendo representação de artesanatos, produtos e objetos das quatro Macrorregiões: Sertão, Agreste, Mata e Metropolitana. Na ocasião, os participantes, com expertise em artesanato autoral, comercializam sua produção em um espaço com acesso totalmente gratuito.
Ao total são vinte barracas padronizadas, sendo cinco para cada macrorregião, além de barracas sinalizadas para gastronomia típica e espaços destinados para realização de palestras, oficinas e rodas de diálogos.
Além de promover a exposição e comercialização de produtos de cada região, o projeto tem o objetivo de oportunizar a troca de experiências entre os artesãos promovendo momentos de troca de saberes, com ênfase sobre sua trajetória. Assim, eles conseguem dialogar sobre técnicas utilizadas, meios que utilizam para escoar sua produção, dentre outros assuntos de interesse geral.
Em Pernambuco a Economia Solidária tem seu viés mais forte na área do artesanato, onde vários artesãos se organizam em grupos de produção, que por sua vez estão ligados aos diversos fóruns. Mas ainda assim, os grupos encontram dificuldade em escoar seus produtos e raramente participam de eventos desse porte, sendo fundamental criar nichos de mercado ainda que sazonais, como a Festa de São Sebastião, Padroeiro de Limoeiro.
SERVIÇO:
I Feira de Artesanato Sustentável da Economia Solidária
Local: Rua da Matriz – Centro de Limoeiro
Quando: 24, 25 e 26 de janeiro
Horários: das 16h às 22h
Entrada Franca

Nenhum comentário:
Postar um comentário