segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Ansiedade durante a preparação para o SSA: saiba como o apoio familiar é importante neste processo



A preparação para as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) é um período que exige bastante dos (as) estudantes.
Com a aproximação dos exames, marcados para os dias 8 e 15 de dezembro de 2024 para as fases 1 e 2, é comum que a pressão e a ansiedade aumentem. Nesse cenário, o apoio familiar e escolar se torna essencial para fortalecer a tranquilidade e autoconfiança dos (as) jovens. Dados da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS revelam que, pela primeira vez, a taxa de ansiedade entre adolescentes supera a de adultos, com 157 em cada 100 mil adolescentes de 15 a 19 anos buscando tratamento para o transtorno. Esses números chamam a atenção para o bem-estar emocional dos vestibulandos (as), que enfrentam expectativas e inseguranças em relação ao futuro.


 


“A sociedade em que vivemos é altamente competitiva, e muitas vezes pais e mães acabam pressionando seus filhos e filhas sem perceber. É importante que essa busca não se limite a resultados e notas, mas que valorize o processo de aprendizado e a construção do ser humano como um todo. A pressão excessiva dos pais e mães pode comprometer a saúde mental dos (as) adolescentes, gerando exaustão e estresse, o que, por sua vez, afeta o desempenho acadêmico,” explica a psicóloga Patrícia Allgayer, do Colégio Apoio, e especialista em Avaliação Psicológica pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife - UNIFAFIRE.


 


Como a família pode apoiar os estudantes?


 


“A família precisa ser um porto seguro para os estudantes, ouvindo-os sem julgamentos e criando um ambiente em que eles se sintam à vontade para expressar suas emoções. É essencial respeitar o ritmo do (da) adolescente, sem sobrecarregá-lo (la) com expectativas irrealistas,” recomenda a especialista.


 


Como evitar a ansiedade na véspera do SSA


 


● Estabeleça um cronograma de estudos realista, com pausas para evitar desgaste mental.


● Inclua atividades físicas na rotina.


● Reserve tempo para lazer e descanso.


● Mantenha uma alimentação equilibrada.


● Pratique exercícios de respiração.


● Compartilhe as dificuldades com familiares e amigos para aliviar a pressão.


 


Como a escola pode fortalecer o acolhimento aos estudantes?


 


O Colégio Apoio inclui em sua grade curricular o ‘Projeto de Vida’, um encontro semanal que busca trabalhar o autoconhecimento e planejamento para o futuro, de modo a acolher as expectativas dos (as) adolescentes e promover espaços de diálogo para falar das suas preocupações. “A gente trabalha em um suporte integrado, não pensando apenas no vestibular, mas de forma a orientar que as escolhas sejam processos mais leves, mais construtivos e conscientes”, destaca a psicóloga Patrícia Allgayer.


 


O Colégio promove ações que levam os (as) adolescentes a sentir o envolvimento com a família. As famílias são convidadas a realizar muitas expressões de carinho, de modo que os (as) estudantes sintam esse suporte durante essa jornada. São gestos que motivam os alunos e alunas nessa desafiadora trajetória de preparação. Proporcionamos encontros com as famílias para dar-lhes, também, suporte neste momento.


 


A Psicomotricidade Relacional e a Yoga também são instrumentos utilizados pelo Colégio, pois atuam em aspectos emocionais e comportamentais que impactam no processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico. Essas propostas procuram reduzir o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões do corpo. São atividades de relaxamento e interações corporais que fortalecem a confiança em si mesmos(as) e a capacidade de lidar com situações de pressão, como as provas de vestibular. A capacidade de concentração é essencial em provas longas, assim como o autocontrole. Ambos são trabalhados com os(as) estudantes por meio de atividades que favorecem a segurança emocional e a resiliência, permitindo que os(as) jovens lidem melhor com a frustração e as dificuldades que surgem no período.


 


Todas essas ações são realizadas em paralelo ao acompanhamento cotidiano da equipe de Psicologia do Colégio, o que garante o suporte emocional e o acolhimento dos(as) estudantes, principalmente dos que possam dar sinais de sofrimento emocional neste período.

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