Considerado o maior evento de mulheres sambistas, o Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba acontece, no sábado, 30 de novembro, simultaneamente em 25 cidades do Brasil e do Exterior.
O formato prevê que as rodas aconteçam simultaneamente nas diferentes localidades, com músicas da Mulherageada do Ano: Áurea Martins e Clementina de Jesus e canções de compositoras do Brasil. No repertório nacional são cantadas por todas as mulheres as músicas “Não vadeia” e “Marinheiro”, de Clementina de Jesus e “Banho de Manjericão” e “Ponto das Caboclas”, de Áurea Martins.
No Recife estão confirmadas as cantoras Karynna Spinelli, Kira, Helena Cristina, Selma do Samba, Surama Rheis, Maria Pagodinho, Alice Fernanda, Keka Villaverde, Elaine Cristina, Angélica Criss, Manu Travassos, Nena Queiroga, Carla Rio, Rafaela Nascimento, Sue, Joana Xeba, Leyde do Banjo e Gracinha do Samba, além da banda formada por mulheres com a coordenação e direção musical de Leila Chaves e Bárbara Regina.
O encontro tem sua equipe técnica e de produção composta por mulheres e em sua abertura conta com um importante diálogo sobre as dificuldades e o espaço das mulheres no samba. Com produção de Paloma Lima, Rhaíssa Ramos, Rita Chaves, Karynna Spinelli, Fernanda Almeida, Bia Chaves e Suellen Sabrina e direção técnica de Raynnara Lima.
O encontro conta, ainda, com Gira de Diálogos “O batuque delas” com Gabriela Apolônio, Mãe Beth de Oxum, Joaninha Dias, Jadion Santos e Carol Madureira e com acessibilidade de intérprete de libras com Polyana Alves e o Centrae.
O encerramento do Encontro será com a potência do Coco de Mulheres .
No decorrer do Encontro, o público vai poder curtir delícias da culinária e a beleza do artesanato pernambucano feito por mulheres .
SOBRE O ENCONTRO - O Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba é um evento anual, que teve sua primeira edição em 24 de novembro de 2018. Idealizado pela cantora Dorina, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas de samba, de todo o país, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba.
A estreia reuniu diversas cidades como: Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Curitiba e Londrina (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Além das cidades brasileiras, foi realizado nas cidades vizinhas, La Plata e San Martín de los Andes, na Argentina.
SERVIÇO
7º ENCONTRO DE MULHERES NA RODA DE SAMBA
QUANDO: Sábado, 30 de novembro de 2024, às 13h
ONDE: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n - Recife, PE)
ACESSO: Um quilo de alimento não-perecível
Fotos: Laura Proto
Nenhum comentário:
Postar um comentário