sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Setembro Safira: mês alerta sobre uso correto das lentes de contato; oftalmologista traz dicas



Já estão consolidados no calendário as campanhas Setembro Amarelo, Setembro Vermelho e Setembro Verde. Agora, há o Setembro Safira, de alerta sobre o uso correto de lentes de contato, que foi criado há quatro anos.
A oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Catarina Ventura, traz algumas dicas para que o acessório não atrapalhe a saúde dos olhos.


Antes das orientações da profissional, porém, vale uma breve explicação sobre o porquê do nome da campanha. Safira é uma pedra preciosa que representa sabedoria. Desse modo, o título reflete a necessidade de conhecimento sobre o uso correto de lentes de contato.


QUATRO DICAS PARA COMO UTILIZAR AS LENTES DE CONTATO


- Limpar as lentes antes e depois do uso;

- Deixar o estojo onde as lentes são armazenadas sempre limpos;

- Se a lente for diária, descarte após 24h de uso. Respeite os prazos do fabricantes;

- Não durma com lentes.


MAQUIAGEM


Maquiagem e lente de contato podem ser usadas ao mesmo tempo? Catarina Ventura destaca que sim, mas com uma condição: “lave as mãos antes de manusear a lente de contato e a maquiagem. Atenção para as pálpebras e os cílios, utilize produtos específicos, como sabonete facial ou shampoo neutro infantil, para remover a oleosidade excessiva da pele, secreções e outras impurezas”, destacou.


PISCINA


Catarina Ventura, que é especialista em lentes de contato, também alertou sobre o uso de lentes de contato na piscina. A médica oftalmologista do IOFV destaca que, para quem for mergulhar, o recomendado é que seja com um acessório de uso diário, para ser descartado após a natação.


“O cloro pode causar conjuntivite química. Este produto afeta o filme lacrimal, que é o responsável por manter nossos olhos lubrificados e saudáveis. Passar muito tempo na piscina pode deixar os olhos avermelhados, irritados, a visão embaçada e com a sensação de areia. A dica é o uso de colírios lubrificantes e, para quem utiliza lentes de contato, o ideal são os modelos de descarte diário, para não ter contaminação por protozoários, que podem impregnar na lente e causar uma infecção grave no olho”, explicou Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário