Inspirado na obra homônima da ilustradora e escritora de livros infanto-juvenis ítalo-brasileira Eva Furnari, “Nós” narra a trajetória de Mel, uma garota que nasceu em um repolho mofado na pequena Pamongas, onde vivia feliz e rodeada por borboletas, motivo de brincadeiras e zombarias por parte dos habitantes ‘normais’ da cidade. Um dia, de tanto segurar as mágoas e o choro, Mel acaba com o corpo cheio de nós, cada um mais apertado que o outro. Por conta disso, ela convence seus pés a ir embora para um lugar distante, quando tem a chance de vivenciar uma jornada repleta de aventuras e descobertas.
O espetáculo teve sua estreia em 2019. Desde então, circulou por diferentes parques e espaços culturais da capital paulista e de cidades do interior do estado de São Paulo. Integrou a Programação do Festivale e do FENTEPP. Em 2021, foi convidado pela Secretaria de Cultura de São Paulo para abrir as apresentações com público nos teatros distritais. A convite da Secretaria Municipal de Educação, circulou por escolas públicas da cidade de São Paulo e fez a abertura do Projeto Recreio nas Férias. Circulou por seis cidades do interior do estado a partir do Programa de Ação Cultural (PROAC).
O projeto conta com acessibilidade em Libras e patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) para sua realização. No Nordeste, as apresentações já passaram por Fortaleza, João Pessoa e Natal.
Sobre a Barracão Cultural
A Barracão Cultural é um núcleo de criação e produção sediado em São Paulo. Tem como proposta realizar projetos que priorizem a pesquisa de temas e de linguagem que sejam acessíveis e atendam a diferentes públicos. Desenvolve, há 22 anos, um exercício permanente de criação e produção de espetáculos. As montagens da Barracão receberam ou foram indicadas para os principais prêmios de teatro de São Paulo e já circularam por importantes festivais e mostras no Brasil. Este é o terceiro espetáculo de rua da companhia, que já realizou os bem-sucedidos “O Tribunal de Salomão”, em 2011; e “A Condessa e o Bandoleiro”, em 2014.
Ficha técnica
Texto: Adaptação da obra de Eva Furnari; Dramaturgia: Sérgio Pires; Direção: Cris Lozano; Elenco: Eloisa Elena, Leandro Goulart, Felipe Gomes Moreira e William Simplício; Direção musical e canções originais: Morris; Cenografia: Marco Lima; Figurinos: Marichilene Artisevskis; Coordenação técnica: Maurício Mateus; Confecção de cenografia e adereços de cenografia e figurino: Tetê Ribeiro, Lucas Luciano e Fábio Ferretti; Orientação de movimento e coreografias: Andrea Soares; Aulas de beatbox: Thiago Mautari; Aulas de saxofone: Leonardo Muniz; Assistência de produção: Leandro Goulart; Identidade visual: Jaciara Marschner; Direção de produção: Eloisa Elena; Administração: Tetê Ribeiro; Produção e realização: Barracão Cultural. Em Pernambuco, o espetáculo tem produção da Toró de Ideias, assessoria de comunicação de Ana Nogueira e audiovisual de Robson Lima.
SERVIÇO
Turnê do espetáculo “Nós” em Pernambuco
Limoeiro
Quando: Dia 8 de setembro, às 17h
Onde: Praça da Bandeira, S/N, Centro
Tacaimbó
Quando: Dia 12 de setembro, às 17h
Onde: Teatrinho Dona Benedita - Rua Inês de Souza Teixeira, S/N, Centro
Arcoverde
Quando: Dia 13 de setembro, às 19h30
Onde: Estação da Cultura - Av. Zeferino Galvão, S/N, Centro
Recife
Quando: Dia 14 de setembro, às 17h
Onde: Livraria do Jardim - Av. Manoel Borba, n.º 292, Boa Vista
Quando: Dia 16 de setembro, às 14h
Onde: Sítio da Trindade - Estrada do Arraial, n.º 3259, Casa Amarela
Olinda
Quando: Dia 15 de setembro, às 16h
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa - Largo do Varadouro, S/N, Varadouro
Crédito das fotos: Fábio Ferreti
Nenhum comentário:
Postar um comentário