Créditos: Renato Maretti
Balões, espelhos e plataformas reflexivas, elementos icônicos do trabalho de Flávia Junqueira, criam uma narrativa espacial coesa e harmônica e brincam com escalas e cores, transportando o espectador para um universo imaginário onde o passado e o presente se encontram. “A Banca Galeria é composta de algumas instalações que trazem elementos que as pessoas conhecem no meu trabalho na fotografia, como os balões, por exemplo; as cores, muita cor; as escalas dos objetos, vamos também brincar muito com essas escalas. Trago também uma nostalgia da minha infância, de uma infância dos anos 90 e que talvez as crianças nem conheçam hoje em dia," comenta a artista.
Patrocinado pela Vivara, maior rede de joalheria da América Latina, e viabilizado por meio de Lei Federal de Incentivo à cultura, o Contemporâneas Vivara traz o foco para artistas mulheres, além de utilizar espaços públicos de maneira criativa e inclusiva para disseminar a arte e a conexão por meio de experiências únicas e inspiradoras. "Há anos a arte e as joias são responsáveis por contar histórias e marcar memórias por meio dos traços, do design e do olhar de vanguarda. Por isso, estamos muito felizes em promover esse projeto verdadeiramente democrático, que eleva o imaginário de quem o visita e o convida a uma viagem e, ainda, dá luz a poética de artistas brasileiras”, ressalta Leonardo Bichara, Diretor de Marketing e Varejo da Vivara.
O projeto itinerante idealizado pela Tête-à-tête já visitou várias cidades brasileiras, ocupando fachadas de edifícios, parques públicos e ciclovias com obras de diversas artistas mulheres. “Comemoramos a quarta edição do projeto com novidades: Pela primeira vez um conjunto de oito obras tridimensionais de Flávia Junqueira outdoor e no Parque mais icônico de São Paulo, o Ibira. Assim, convidamos o público a um estado de presença tão próprio das crianças, a se conectarem com os sonhos e memórias”, comenta Stefania Dzwigalska, sócia da produtora Tête-à-Tête.
Sobre a Vivara
Fundada em 1962 como uma loja familiar, a Vivara em mais de 60 anos é a maior rede de joalherias da América Latina. Com um modelo de negócios integrado, a empresa desenha, cria, produz, comercializa e distribui seus produtos em todo o território nacional, por meio de rede de mais de 400 lojas, espalhadas por todas as regiões do Brasil e uma plataforma multicanal, que atende mais de 2.900 municípios.
Sobre a artista
Nascida em São Paulo, Flávia Junqueira tem o universo visual da memória e a construção de um imaginário sobre este período da vida como inspiração e ponto de partida das suas criações, nas quais cenas do real e fictício, o físico e o alegórico, o presente e o passado, o adulto e a criança se unem e se conectam. A artista usa da fotografia e da cenografia em espaços arquitetônicos ou abertos, para criar uma atmosfera de fantasia que conversa com a realidade do ambiente. Os balões coloridos em suas obras são os protagonistas que sobem ao palco, seja ele qual for, na rua, no ar, na sala. Flávia Junqueira é representada pela Zipper Galeria no Brasil, pela Reiners Contemporary Art na Espanha, Unix Gallery em Nova York e pela Galeria VOSS na Alemanha, além da galeria Gilman Contemporary em Idaho, nos EUA.
Sobre a Tête-à-Tête
A Tête-à-Tête é uma produtora especializada na área cultural, apaixonada por pessoas, arte e pelo fazer multidisciplinar. Sempre colaborativamente, procuramos impactar públicos diversos, criando interconectividade e aproximando artistas, marcas, instituições e comunidades. Através de projetos culturais materializamos ideias e conectamos universos pois acreditamos na potência do movimento coletivo e na união criativa. O propósito da Tête-à-Tête é fomentar conversas, aproximar e mobilizar pontos de encontro, de troca e de reconhecimento.
Serviço
Contemporâneas Vivara - Banca Galeria por Flávia Junqueira
Local: Parque Ibirapuera – Jardim da Bienal
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-000
Abertura: 14/09/2024
Período expositivo: 14/09/2024 a 14/11/2024
Visitação: Horário de funcionamento do Parque Ibirapuera, das 17h às 23h, com monitoria das 10h às 20h.
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário