Ao longo do dia, os participantes do Fórum vão debater temas como “Para Além das Competições: Como as Grandes Organizações Esportivas Apoiam as Políticas Locais”, “Desenvolver Competências para a Vida Através do Esporte: O Exemplo da Natação”, “Envolver o Sector Privado: Exemplos Concretos de Ações dos Parceiros do Festival 24”, “Capacitar Meninas por Meio Esporte: Quebrar Barreiras e Promover a Inclusão”, “Além de Paris-2024: Programa de Legado dos Grandes Eventos Desportivos”. Entre as presenças ilustres, Amélie Oudéa-Castéra, Ministra do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da França.
O intercâmbio Brasil-França ocorre há 22 anos em parceria com a ONG Sport Dans La Ville, e a edição de 2024 começou dia 5 de julho. Durante os últimos vinte dias, o grupo da Gol de Letra participou de passeios turísticos, atividades e treinamentos esportivos e dinâmicas de integração com outras crianças e jovens.
"Essa é uma oportunidade única de aprender e crescer. Aqui no Festival 24 estamos divididos por cores. A nossa é a vermelha, que representa o respeito. E isso, para nós, é saber como ajudar as outras pessoas dentro do que elas necessitam", afirmaram, praticamente em coro, Maria Eduarda Fortunato e Isabelle Santos , ambas de 17 anos e monitoras esportivas de São Paulo.
“Sem dúvida, é evidente o impacto positivo no desenvolvimento dos nossos jovens. A começar pela língua. Percebo que nas reuniões, no período de atividade física e cultural, eles se comunicam do jeito que conseguem, com mímica, falando em inglês e usando as poucas palavras em francês que já aprenderam. E isso desperta a necessidade de aprender idiomas. Além disso, juntamente ao desenvolvimento pessoal, a oportunidade de estar aqui atua de forma decisiva na sensação de pertencimento e valorização do grupo e da Fundação. Muitos já dizem que gostariam de, no futuro, atuar como educadores e voluntários na Gol de Letra”, ressaltou Eduardo Brunello, Analista Socioeducativo da Fundação e que está acompanhando os jovens.
Além do Festival 24, o grupo de jovens da Fundação Gol de Letra tem lugar garantido para assistir à cerimônia de abertura, nesta sexta-feira (26), às margens do rio Sena.
Raí - Fundador da Gol de Letra, Raí participa de um encontro com os 50 Chefes de Estado, no Museu do Louvre, nesta quinta (25). Durante o encontro, está prevista a exibição do documentário "XXI- Esporte das Soluções", roteirizado por David Blough e exibido em Cannes em maio deste ano. Esse documentário conta a história de cinco organizações que trabalham com esporte como transformação social ao redor do mundo. Entre elas, a Gol de Letra. Inclusive, o Everton Paulino, um dos intercambistas da Fundação, é um dos personagens que se destaca no longa.
Sobre a Fundação Gol de Letra - Criada em 10 de dezembro de 1998, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho dos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis. Além de atender, continuamente, mais de 6 mil crianças, adolescentes e jovens nas comunidades da Vila Albertina (SP) e do Caju (RJ), a Gol de Letra também conta com projetos de disseminação nacional da metodologia que parte do esporte educacional e da cultura para contribuir com o desenvolvimento de habilidades para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário