O encontro será realizado de forma virtual, pela plataforma Zoom, no dia 13 de agosto às 18h e é aberto ao público. O trio vai debater sobre a obra que faturou o Prêmio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho 2020 em Portugal.
Venâncio demonstra que o idioma de Camões nos chegou de Roma de forma oblíqua, e é na realidade uma variação do galego, língua de pastores de ovelhas do noroeste da Espanha. Em outras palavras, menos latim em pó, e mais o sumo da língua galega. O autor percorre com com graça, conhecimento e espírito crítico a ideia de que uma pureza latina serviu a projetos nacionalistas desde o século 13 até o 21.
Sobre o Encontro de Leituras
O Encontro reúne leitores de língua portuguesa e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. Os encontros são gratuitos e acontecem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, às 18h do Brasil e 22h de Portugal. O evento não é transmitido nas redes sociais, nem disponibilizado depois. É uma experiência para ser vivida por aqueles que se juntam à sessão. Os melhores momentos são depois publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outros aplicativos habituais.
Este não é o primeiro projeto coordenado pela Quatro Cinco Um voltado a encontros de leitura, a revista acumulou uma gama de iniciativas nessa direção como o Clube do Livro 451 para assinantes da revista e outros com participação gratuita como o de literatura israelense - em parceria com Escola Eliezer Max –, literatura francesa – em parceria com a Embaixada da Franças e Aliança Francesa de São Paulo -, literatura japonesa – em parceria com a Japan House São Paulo. Este último acontece na última quinta-feira de cada mês, na modalidade online e discute livros de autores nipônicos traduzidos diretamente do japonês para o português, com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário.
A parceria entre a Quatro Cinco Um e o PÚBLICO conta com um espaço editorial fixo nos dois veículos e uma newsletter mensal sobre o trânsito literário e editorial entre os países de língua portuguesa. A editoria especial publica materiais jornalísticos sobre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor que tenham sido lançados dos dois lados do oceano. A newsletter mensal traz notas, curiosidades, imagens e informações sobre as novidades das livrarias e os eventos literários em Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades onde se fala português. De vez em quando, na programação de festivais e em outras ocasiões, eventos presenciais serão realizados.
Sobre a Revista Quatro Cinco Um
Publicada em edição impressa, site, newsletters, podcasts e clubes de leitura, a revista dos livros seleciona e divulga mensalmente cerca de duzentos lançamentos em mais de vinte áreas da produção editorial brasileira.
Em linguagem clara, sem jargões nem hermetismo, os textos são assinados por nomes de destaque da crítica e da cultura. Tendo o pluralismo e a bibliodiversidade como nortes editoriais, a Quatro Cinco Um busca misturar em sua pauta diferentes gerações, sensibilidades e pontos de vista. Projetos editoriais especiais focalizam temas relevantes, tais como cidades, democracia e justiça, literatura infantojuvenil, literatura japonesa, literatura francesa, literatura israelense e livros LGBTQIA+.
Desde 2019, a revista publica duas vezes por mês o 451 MHz, primeiro podcast da imprensa profissional dedicado exclusivamente a livros. Acreditamos no livro como objeto de transformação individual e coletiva, com base no princípio de que não há sociedade democrática sem ampla circulação de livros.
A revista foi lançada em maio de 2017, tendo como editores Fernanda Diamant e Paulo Werneck. Desde 2019, a Associação Quatro Cinco Um tem como diretores os jornalistas Paulo Werneck e Humberto Werneck.
Serviço
Encontro de Leituras | Quatro Cinco Um + Público
“Assim nasceu uma língua: Sobre as origens do português”, de Fernando Venâncio
Quando: terça-feira, 13/08
Horário: 18h (Brasil), 22h (Lisboa, Portugal)
Mediação: Sérgio Rodrigues e Isabel Coutinho
Convidado: Fernando Venâncio
O evento não é transmitido nas redes e nem disponibilizado depois
Aberto ao público
Nenhum comentário:
Postar um comentário