Para este projeto, Joanna decidiu escrever sobre experiências que pessoas ao seu redor viveram no passado ou estavam vivendo no presente, além de se inspirar em contos de Carmen Maria Machado, que ajudaram na montagem desta história. “Sempre me interessei em escrever humor conciso que faz o máximo com o mínimo de elementos. Gosto de encontrar humor na maneira como as pessoas falam e foi uma alegria escrever e encontrar arte e comédia em tudo isso. É por isso que gosto de planos gerais e longos para algumas das cenas (do filme) que enfatizam o contexto do absurdo”, comenta ela.
Assim como em seus curtas anteriores, a cineasta também atua neste filme. Apesar disso, a história de Ann não é autobiográfica. Joanna quis utilizar a personagem para abordar situações cômicas na intimidade humana e desmistificar o estereótipo da sexualidade feminina, especialmente ligada ao desejo BDSM.
“Muita gente vê um filme assim e assume que uma mulher que pratica BDSM, de alguma forma, não tem autonomia ou patologizam aquilo estão vendo — o que considero vergonhoso. Foi importante para mim mostrar a personagem de Ann como uma participante ativa no planejamento das sessões de BDSM para combater esses tipos de equívocos e falácias. Eu também estava interessada em explorar o espaço intermediário em algumas dessas relações que abrangem o casual e o íntimo”, completa.
Além do sucesso em Cannes, “Aquela Sensação Que o Tempo de Fazer Algo Passou” também passou pelo Festival Internacional de Toronto, Festival de Nova York e Prêmio Independent Spirit. No Rotten Tomatoes, o longa atinge 85% de aprovação da crítica.
Sinopse
Sucesso no Festival de Cannes. Ann enfrenta a estagnação em um relacionamento casual de BDSM, um emprego medíocre e uma família judaica conflituosa. Em meio à alienação crescente, ela luta para encontrar seu caminho nesta comédia autodepreciativa.
Elenco principal
Joanna Arnow como Ann
Scott Cohen como Allen
Babak Tafti como Chris
Michael Cyril Creighton como Karl
Alysia Reiner como irmã de Ann
Ficha técnica
Diretor: Joanna Arnow
Roteiro: Joanna Arnow
Produção Executiva: Sean Baker, Robbie Mirels, Adam Mirels
Produção: Graham Swon, Pierce Varous
Direção de arte: Grace Sloan
Direção de Fotografia: Barton Cortright
Edição: Joanna Arnow
Sobre a Synapse Distribution
A Synapse, selo de exibição da SOFA DGTL, licencia e lança comercialmente uma média de 50 filmes por ano. Em 2023 lançou mais de 10 filmes nos cinemas, entre eles ‘A Sindicalista’, com Isabelle Huppert, ‘Blue Jean’, vencedor do prêmio do público em Veneza, ‘Herói de Sangue’, com Omar Sy, e ‘Meu Amigo Extraordinário’, com Ben Kingsley. Em 2024 já lançou ‘20 Dias em Mariupol’, vencedor do Oscar de melhor documentário, ‘Love Lies Bleeding - O Amor Sangra’, filme da A24, assim como o longa ‘Às Vezes Quero Sumir’, com Daisy Ridley. Seus próximos lançamentos incluem “Aquela Sensação Que o Tempo de Fazer Algo Passou”, de Joanna Arnow, e o novo filme do diretor Ken Loach, ‘O Último Pub’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário