A Parada do Orgulho LGBTQIA+ SP, que começou em 28 de junho de 1997 com aproximadamente 2 mil pessoas na Avenida Paulista, era inicialmente conhecida como GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes). Na época, a organização e os recursos vinham exclusivamente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Com o tempo, o evento ganhou o apoio de casas noturnas acolhedoras do público LGBT+, e posteriormente, o patrocínio de grandes marcas como Doritos, Vivo, Google, Amstel e até bancos ligados ao governo federal. Hoje, a parada é reconhecida como a maior manifestação da comunidade LGBTQIA+ no mundo.
Neste ano, eventos já tivemos o ataque homofóbico em uma padaria com motivações políticas e vídeos de religiosos fundamentalistas admitindo práticas homofóbicas na sua prestação de serviço em casamentos, ressaltando a persistência do preconceito, desde figuras políticas de alto escalão até líderes religiosos. Rick Nóbrega enfatiza que essas atitudes prejudiciais reforçam a necessidade de continuar lutando por direitos e pelo orgulho de ser quem somos. "Precisamos ter orgulho para sermos autênticos e para amarmos livremente as pessoas que nasceram para estar em nossas vidas. Por isso, o tema da parada 2024 - 'Voto Consciente pelos Direitos da População LGBTQIA+' é fundamental", explica Nóbrega.
O documentário "Parada do Orgulho GLBT/SP - O Outro Lado do Arco-Íris" oferece depoimentos de diversas personalidades do universo LGBTQIA+ e aborda temas como avanços e preconceitos na religião, mercado de trabalho, comércio e mídia. Além de celebrar a diversidade, a Parada LGBTQIA+ de São Paulo é destacada como o maior protesto político nacional da comunidade. O documentário esclarece as razões pelas quais a Parada adotou seu formato atual e seu objetivo principal: celebrar o orgulho de ser lésbica, gay, bissexual, transsexual, queer, intersexual, assexual e todas as outras identidades humanas ainda a serem descobertas.
Considerado um dos documentários mais completos sobre a Parada LGBTQIA+ de São Paulo, a produção visa proporcionar ao público um ponto de vista imparcial, abordando diferentes perspectivas e oferecendo informações transparentes para todos, especialmente para os jovens e céticos que não vivenciaram os tempos de maior preconceito que levaram à criação da maior parada LGBTQIA+ do mundo.
"Uma curiosidade é o padre Silvio Andrei, que foi preso por atentado ao pudor, que diz no documentário de forma feroz e odiosa que a Igreja Católica nunca aceitaria os homossexuais, acho que ele precisa conversar um pouco mais com o papa que já fez sinais de amor aos LGBTQIA+ enquanto o padre foi pego em situações vergonhosas que jamais esquecerei" comenta ainda Rick Nóbrega
Fontes:
https://oglobo.globo.com/politica/padre-preso-supostamente-embriagado-nu-deixa-prisao-no-parana-3006846
https://olimpiadas.uol.com.br/videos/?id=padre-que-dirigia-nu-e-embriagado-permanece-preso-no-pr-04028C1C3064D4813326
https://tnonline.uol.com.br/noticias/regiao/,42958,09,09,padre-silvio-andrei-e-denunciado-por-atentado-ao-pudor?d=1
Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=dZcmsJnVWCU&t=661s
Entrevistados:
André Fisher – Diretor Geral do Portal Mix Brasil, Festival de Cinema Mix Brasil e Revista Jr e atual diretor de comunicação da Parada do Orgulho LBTQIA+ de SP.X’1’X’
Dimitri Sales – Ex Coordenador da Diversidade Sexual do Estado de SP.m
Edson Lopes - Ex Coordenador de Carreiras e Desenvolvimento – Catho Group
Franco Reinaldo – Ex Pres. Da Associação Brasileira do Turismo GLBT e ex Coordenador da Diversidade Sexual da Cidade de São Paulo.
Gilberto Kassab – ex-Prefeito da Cidade de São Paulo
Jean Wyllys – Ex BBB (Primeiro vencedor Gay) e ex Deputado Federal pelo PSOL/RJ
João Silvério Trevisan – escritor do entro muitos livros com destaque para “Paraíso é Aquí ? e um dos principais ativistas do país.
Júlio Piconi – Ex Diretor dos programas Fica Comigo e Beija Sapo da MTV , Comédia MTV e da TVs Globo e Record
Leão Lobo – Apresentador de TV.
Leonora Áquila – ex Drag Queen, ex apresentadora da Rádio Metropolitana FM e repórter de TV e atualmente Coordenadora da Diversidade Sexual da Cidade de São Paulo.
Marta Suplicy – Ex Ministra do Turismo e atual Senadora pelo PT/SP
Pde. Silvio Andrei – ex padre da Paróquia Rainha dos Apóstolos em São Paulo.
Reginna Fachinni – Antropóloga e Ex vice presidente da APOGLBT SP – Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.
Rogério Munhoz – Primeiro gay se assumir na TV Brasileira e divulgador do movimento ursos (bears) no Brasil.
Sérgio Abreu – Ator, viveu um personagem gay na Novela Paraíso Tropical da Rede Globo.
Silvetty Montilla – Drag Queen.
Vange Leonel – Cantora.
Direção Geral: Ademir Francisco e Ricardo Nóbrega - @rick.nobrega
Duração: 33 minutos
SERVIÇO PARADA SP 2024:
🗓️Quando? 2 de junho, a partir das 10h
📍Onde? Avenida Paulista, lado ímpar - entrada pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra
💲Quanto? Grátis
Sobre Rick Nóbrega:
Com 22 anos de carreira, o jornalista e assessor Rick Nóbrega atuou em diversos veículos renomados, como Rede Globo, MTV, Metropolitana FM, Jovem Pan e Band. Pioneiro em programas de rádio FM e sites para bandas independentes, ele criou os projetos 107HC e HCNOAR. Nóbrega também assessorou shows de artistas como NxZero e Forfun, além de eventos como o Prêmio Rock Show e a festa Holi Teen.
Recentemente, Nóbrega fundou e dirige o site DeuClick, uma referência nacional dedicada a cobrir eventos, lançamentos e novidades do mundo do entretenimento, cinema, séries, música, esportes, tecnologia, games, diversidade e sustentabilidade, com foco nos jovens das gerações Z e Y. Ele também lidera a parte de PR da DeuClick Comunicação e coordena a agência Onboard Sports, especializada em comunicação na área esportiva, além de ser um especialista em diversidade sexual.
Em 2024, Rick Nóbrega foi considerado um dos melhores comunicadores da cidade de São Paulo, através do Prêmio SP + Digital, realizado pela Prefeitura de São Paulo / SPTuris, devido ao seu trabalho jornalistíco no site e nas redes sociais, cobrindo eventos e setores importantes para o turismo da metrópole
[www,instagram.com/rick.nobrega]@rick.nobrega / @deuclickbr / DeuClick.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário