Os animes certamente são atualmente uma das manifestações culturais japonesas mais difundidas pelo mundo. E no Brasil a comunidade que curte as animações que surgiram na década de 1960 é bem grande, repleta de jovens. A criadora Sue, do perfil Umezu Sue, é um bom exemplo: ela fala muito sobre música e anime em seu perfil no Kwai, que tem mais de 101 mil seguidores. Por lá, dá para conferir novidades do universo dos mangás mais famosos do momento, principalmente sobre One Piece, sua série favorita. Fe Dantas, a [https:<a href=]//www.kwai.com/@feh.dubs" >feh.dubs, tem somente 18 anos, mas é figura bastante conhecida na web: ela é dubladora, atriz e cosplayer do Rio de Janeiro. Em seu perfil, traz uma visão bacana dos bastidores dos animes, mostrando sua rotina de dublagens para mais de meio milhão de fãs.
O Kwai também tem um perfil oficial só sobre anime, voltado principalmente para quem gosta de criar conteúdo sobre o assunto. No Kwai Anime & Comics, que tem mais de 100 mil usuários, é possível encontrar dicas que vão ajudar na produção, como essa sobre quais elementos são necessários para um bom conteúdo com narração.
Se a ideia é conhecer também games e outras peculiaridades do Japão, como o estilo "kawaii" (adjetivo em japonês para coisas fofas e adoráveis), a dica é acompanhar o Lucas Motti, que tem mais de 75 mil seguidores no app. O criador reúne dicas sobre itens que encontrou pela internet e em rolês pela Liberdade (o bairro mais japonês do mundo fora do Japão, no centro de São Paulo), receitas bacanas de comida japonesa (como nesse vídeo, em que ele faz uma experiência de degustação de saquê) e dicas de lugares bacanas que de alguma forma trazem referência ao Japão ou aos costumes do país.
Outros perfis, como japa_sensata e arisasuzuki_, compartilham fatos curiosos e engraçados sobre o Japão e a cultura japonesa com muito bom humor. Filha de pais mestiços, nascidos no Brasil, a “japa sensata” Tiemi nasceu no Japão, veio para o país aos 12 anos de idade e adquiriu a nacionalidade brasileira. Ela fala sobre experiências que vivenciou com as duas culturas, como as diferenças entre namorar um brasileiro e um japonês, para seus mais de 415 mil seguidores.
Já Arisa Suzuki, com mais de 140 mil seguidores, também nasceu no Japão, filha de brasileiros, e produz conteúdo divertido, como ensinar palavras japonesas que podem ter duplo sentido por aqui, como “sakana”, que significa “peixe” em português, e receitas de doces típicos, como um que leva recheio de feijão azuki, feito pelo ditian - avô em japonês - da criadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário