O vestuário se manteve como a principal escolha na hora de presentear a pessoa amada. Calçados, acessórios e roupas representaram cerca de 41% do total das compras do período – ou seja, algo em torno de R$ 1 bilhão.
“É importante ter em mente que o e-commerce tem hoje um papel fundamental neste cenário”, comenta Thaís Faccin, uma das sócias da Jahe Marketing. “Para se ter uma ideia, no ano passado, 27% dos presentes foram comprados via comércio eletrônico. Assim, para os lojistas que queiram aproveitar a data para alavancar o faturamento, dar uma atenção especial à sua plataforma digital é uma excelente ideia.”
Entre as ações possíveis, ela lista ofertas exclusivas para a data, com recompensas como maior desconto se o pagamento for à vista e cashback (dinheiro de volta) em compras a partir de um determinado valor. Esse último, diz, é uma maneira de estimular uma nova compra, já que esses recursos servirão como desconto na próxima transação.
Segundo Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing, é necessário, contudo, ir além das ofertas e facilitar a experiência do consumidor na data – isso inclui não apenas o contato rápido com a marca, mas também soluções personalizadas, como sugestões para os indecisos.
“Todo mundo conhece uma pessoa que demora séculos para escolher. Seja o prato que vai comer no restaurante, a roupa que vai comprar para aquele evento importante e, claro, o presente que dará para a pessoa amada. Quer facilitar o processo de escolha do presente? Envie sugestões personalizadas de acordo com os dados de compras anteriores daquele cliente, ou crie listas de sugestões de acordo com cada perfil de consumidor”, ela sugere.
Outra ação para estimular a compra é utilizar as mensagens instantâneas, seja por WhatsApp ou SMS. Por meio desses canais, é possível informar sobre promoções recentes, criar canais diretos de contato e gerar novos leads. “Saiba aproveitar o canal em que o seu cliente está quase 100% do tempo", Inatomi.
Outro toque importante é ter consciência de que os consumidores estão mais seletivos com as redes sociais, tanto no tipo de conteúdo quanto no tempo que passam em plataformas como o Instagram e o TikTok. Por isso, apresentar uma campanha estruturada nas redes em que seu público-alvo está pode ser o diferencial para captar mais clientes e fidelizá-los.
Mensagens claras sobre os benefícios de fechar negócio com a sua marca – como frete grátis ou produtos exclusivos – e seus diferenciais, a exemplo da alta aprovação entre os clientes e atendimento de qualidade – também ajudam a ganhar pontos.
“Neste tipo de estratégia entram ações como a criação de alertas de urgência para compras, e combos de presentes para os namorados atrasados", exemplifica Faccin. “Sempre há aqueles que esperam os 45 do segundo tempo para correr atrás do presente. Para eles, vale a pena oferecer kits, promoções exclusivas e entrega rápida. Tudo isso contribui para que ele não perca mais tempo e escolha o seu produto, e não o do concorrente.”
Mês do Orgulho LGBTQIA+
Além de celebrarmos o Dia dos Namorados em junho, este também é o mês do Orgulho LGBTQIA+, combinação perfeita também para conquistar novos públicos junto a sua marca.
De acordo com Inatomi, trazer mensagens inclusivas a todos os casais na data é uma maneira de comunicar os valores da marca e diferenciar a empresa da concorrência de forma positiva.
“Trabalhar organizações e influenciadores que sejam parte desta comunidade ou contribuam para ela é uma forma de dar o primeiro passo com segurança. Mas é fundamental que essa pauta faça parte do posicionamento da empresa ao longo do ano, evitando a sensação de que o negócio está apenas pegando carona em uma discussão”, diz.
Sobre a Jahe Marketing
A Jahe Marketing é uma assessoria de marketing altamente especializada e comprometida com o sucesso de seus clientes. Conduzida por profissionais com mais de 20 anos de experiência, oferece serviços customizados, que incluem a terceirização do marketing de empresas de todos os portes, a elaboração de planos estratégicos, a execução de todas as atividades da área e a entrega real de resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário