terça-feira, 18 de junho de 2024

Coca-Cola é a marca mais lembrada em patrocínios de eventos no Brasil



O Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, divulgou os resultados de sua mais recente pesquisa, que investigou o conhecimento, a intenção de participação e a relação dos brasileiros com shows, eventos e festas tradicionais, bem como suas impressões sobre as marcas patrocinadoras.
Realizada entre 19 de fevereiro e 18 de março de 2024, a pesquisa contou com a participação de 3.120 internautas brasileiros de 16 anos ou mais, por meio de um questionário online.


Um dos principais destaques do estudo é a lembrança de patrocínio das marcas . A pesquisa revela que 65% dos internautas reparam as marcas que patrocinam eventos, com a Coca-Cola (70%) sendo a marca estimulada mais lembrada, seguida por Heineken (61%), Brahma (61%), Vivo (59%) e Itaú (58%). As ações de marketing que mais chamam a atenção incluem espaços interativos e camarotes nos eventos.


A pesquisa ainda traz um dado relevante sobre patrocínios de esportes, 53% dos entrevistados acreditam que os esportes brasileiros são vistos como os eventos mais importantes para uma marca patrocinar. A familiaridade com essa modalidade de patrocínio explica esse resultado, mas há muito o que investir em outras expressões culturais, ainda mais se a marca quer atingir outros públicos.


“Os resultados da pesquisa demonstram a forte conexão dos brasileiros com eventos culturais e esportivos, destacando a importância das marcas patrocinadoras se associarem a essas experiências. Investir em patrocínios em festas folclóricas, esporte e festivais de música é uma estratégia para as marcas que desejam se conectar com a cultura brasileira e seus consumidores” destaca, Fábia Silveira, Gerente de Pesquisa do QualiBest.


“Patrocinar uma festa folclórica mostra que a marca valoriza a cultura brasileira e patrocinar festivais de música mostra uma aproximação com o público jovem foram os atributos que os entrevistados mais concordaram no estudo. Isso mostra que o perfil da festa fica diretamente atribuído a marca.” complementa, Fábia Silveira.


No que diz respeito à frequência em eventos, os shows de músicas nacionais (35%), as festas de São João (34%), e o Carnaval (27%) são os mais frequentados entre os brasileiros, seguidos por, eventos esportivos (24%) e festas religiosas (19%). O Nordeste, em particular, destaca-se pela forte participação em suas festas regionais.


O streaming e a TV também desempenham um papel significativo no consumo de eventos. Shows de músicas nacionais e eventos esportivos são os mais assistidos, seguidos por shows internacionais e Carnaval.


A amostra da pesquisa reflete a diversidade da população online brasileira, incluindo tanto mulheres quanto homens a partir de 16 anos, provenientes de todas as classes sociais (A, B, C, D/E) e de todas as regiões do país.

 


Sobre a pesquisa


O estudo ouviu 3.120 pessoas, entre homens e mulheres acima de 16 anos. O levantamento, de abrangência nacional, foi realizado entre os dias 19 de fevereiro a 18 de março de 2024.

 


Sobre o Instituto QualiBest


Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Kellogg 's, Heineken, Assaí, Decathlon, Sanofi, Royal Canin, Unilever, Oswaldo Cruz, Vivara, Ogilvy, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário