Trabalhando para a regeneração desse bioma, Natura Kaiak, a marca nº 1 de perfumaria nos lares brasileiros*, já utilizou mais de 185 toneladas de plástico reciclado em suas embalagens, o equivalente ao peso de 94 milhões de tampinhas plásticas, evitando que alcancem o destino mais comum: os mares. “Os dados reforçam a importância de iniciativas como a da Natura, que, por meio de Kaiak, já evitou a emissão de 302 toneladas de CO2 desde o relançamento da marca em 2022”, afirma Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação Brasil da Natura.
Em um movimento que reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção dos oceanos, a ação mais recente da companhia é a renovação do seu patrocínio à World Surf League (WSL), participando na etapa brasileira do Championship Tour - CT, a Vivo Rio Pro, que acontece de 22 a 30 de junho; e na última etapa do Challenger Series 2024, que terá final no Brasil, a Corona Saquarema Pro, de 12 a 20 de outubro. Ambas acontecem na praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro. A parceria, que posiciona a marca no centro das principais competições de surfe do mundo, também serve como plataforma para a conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados pelos oceanos.
De acordo com a executiva da companhia, o surfe brasileiro tem ampliado o número de marcas interessadas em estar junto ao crescente público que busca o lifestyle desse esporte, que envolve a conexão com a natureza. “Para nós, é muito importante nos conectarmos com um público que hoje é atento a preservação dos oceanos e que valoriza as marcas que pensam no seu impacto ao escolher o que consomem. Buscamos, por meio de ações como a do patrocínio ao WSL, destacar o nosso jeito de fazer produtos e o compromisso de Natura Kaiak com a despoluição dos mares”, completa Denise.
“Nós temos muito orgulho desta parceria com Natura Kaiak. Firmamos um compromisso sério de concretizar ações em prol da preservação dos oceanos e temos cumprido muito bem este papel. Estamos tratando de duas marcas que têm pilares em comum. A sustentabilidade, bem como a conscientização para preservar o meio ambiente, são alguns dos valores que compartilhamos em conjunto e que são responsáveis por todo o sucesso alcançado por nós até o momento”, celebra Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
A jornada de Kaiak na preservação dos oceanos
Desde 1996, Kaiak busca inspiração no universo aquático por meio da potência do frescor de suas fragrâncias. Em 2022, por exemplo, a marca anunciou o relançamento de suas embalagens, que desde então, contam com mais de 50% da maior peça plástica da embalagem, conhecida como 'ombros', feita de plástico reciclado, enquanto os frascos já utilizam até 30% de vidro reciclado.
O plástico utilizado na produção dessas peças é recolhido por cooperativas de cidades litorâneas, parceiras da Natura, impedindo que cheguem até os oceanos. O resíduo coletado é enviado para uma das empresas parceiras, que atua na reciclagem de plástico. O material pós-uso é então transformado em matéria-prima para a composição de parte das embalagens da marca. “Ainda temos um relevante investimento em inovação, com um time focado em ecodesign. Ou seja, a estética dos produtos é valorizada ao mesmo tempo em que são criadas alternativas de menor impacto ambiental”, frisa a executiva.
O design eficiente das embalagens permite que elas tenham novas funções no pós-consumo. Parte dos frascos de perfumaria, por exemplo, tem válvula rosqueada, que possibilita que o recipiente seja separado da tampa, facilitando a reciclagem.
A regeneração também se reflete na eliminação do filme plástico de uso único que envolvia as caixas do produto. No lançamento de Kaiak Oceano, foi firmada uma parceria com o Instituto Ecosurf para a limpeza de praias na Unidade de Conservação Jureia-Itatins, em São Paulo, resultando na coleta de 1.270 kg de resíduos destinados a cooperativas de reciclagem. Ainda, em 2023, a marca retomou as limpezas de praia na parceria com o WSL, em Saquarema (RJ), com mais de 50 voluntários.
Toda a circularidade envolvida em Kaiak corrobora com as metas da Visão 2030 de Natura &Co América Latina: até 2030, a empresa deve tornar 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis; e 50% de todo o plástico usado deverá ter sua origem na reciclagem pós-consumo. “Em 2023, chegamos a 86,2% de embalagens recicláveis, reutilizáveis e compostáveis. Temos a ambição de zerar o desperdício e coletar mais resíduos do que a quantidade gerada a partir de produtos inovadores que estimulem consumo consciente, oferecendo o máximo, usando o mínimo e reduzindo excessos”, completa a executiva.
* Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, PNC, share volume, valor e penetração, total perfumaria, total Brasil. Período: 2023
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário