Trata-se de um sistema de logística reversa de sobras de tintas imobiliárias, em que o consumidor ou pintor pode entregar o produto em sua embalagem original, tendo a segurança de que as embalagens e resíduos de tintas terão a destinação adequada e ambientalmente correta. “O objetivo é facilitar os trâmites e oferecer a alternativa para a destinação correta dos resíduos. Recipientes vazios, inclusive, também são aceitos, como latas metálicas, sprays e baldes plásticos,” explica a gerente de Marketing e Inovação do Grupo Iquine, Magaly Marinho.
A iniciativa da Abrafati visa promover uma opção viável e sustentável de descarte correto viabilizando a conexão entre descarte, coleta e destinação. “Ao retornar as embalagens, recursos naturais que seriam utilizados na confecção desses materiais são preservados”, reforça o gerente de Relacionamento Técnico da Iquine, Jorge Holanda. “Além disso, devido às propriedades da tinta, especialmente os produtos à base de solvente, essas embalagens requerem cuidados no ato do descarte, não podendo ser jogados em rede de esgoto (pelo ralo), rios, terrenos baldios ou até mesmo na coleta tradicional,” completa.
Lojistas e indústrias possuem o papel de educar e conscientizar o consumidor no momento da compra. A Iquine investe em ferramentas no seu site que auxiliam na hora de calcular o material necessário de forma a evitar desperdícios. “Também investimos recentemente em um reestudo de volumetrias de tintas, texturas e resinas, a fim de evitar também que o consumidor compre mais do que ele realmente necessita para atender a sua construção ou reforma”, declara Magaly Marinho.
Membro do Comitê do Programa Setorial de Sustentabilidade (PSS), da Abrafati, a gerente de Gente e Gestão Iquine, Marcia Gonçalves, reforça a importância de iniciativas desse porte serem implantadas no Nordeste. “Desde que foi criada, em 2022, a área de ESG do Grupo Iquine se empenha no alinhamento das ações ambientais, sociais e de governança”, explica. “Fico muito feliz em ver que o “Retorna Tinta”, programa discutido no PSS, agora é uma realidade”, comemora.
Dentro do projeto “Retorna Tinta” os lojistas recebem gratuitamente os materiais e realizam seu armazenamento temporário em tambores. Após esses recipientes atingirem 80% da sua capacidade, devem notificar a central de atendimento do projeto. Isso aumenta a eficiência do processo e reduz os impactos ambientais provenientes da emissão de CO² pelos veículos de transporte. Esse material final é coletado por uma empresa homologada e especializada. As embalagens, com ou sem tintas, são encaminhadas para uma central de triagem e armazenamento. Por fim, os materiais são transportados para reciclagem ou coprocessamento, garantindo sua destinação final adequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário