segunda-feira, 27 de maio de 2024

Qual o preço da liberdade?



Sozinho no apartamento em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ou cercado por 25 milhões de pessoas em Xangai, na China, o diplomata João Paulo passa a entender uma coisa sobre a vida: liberdade não existe sem solidão.
Para onde quer que se mude ao redor do mundo, ele mergulha intensamente na cultura local e experimenta novos sabores, línguas e amores. Porém, mesmo em lugares incríveis, vive essa angústia interna silenciosa: a distância dos amigos e familiares. 


Nas pouco mais de 100 páginas de Filho da Mãe, o autor J. Filipe da Mata nos faz mergulhar na mente do jovem gay brasileiro que protagoniza esta Leitura Coletiva. 


Como um eco da vida que João Paulo deixou para trás no Brasil, reverbera a notícia da morte de Zila, sua antiga babá. É neste momento que decide retornar ao país para comparecer ao funeral e, logo que chega, encontra com Zilo, filho órfão da cuidadora. Juntos, decidem embarcar em uma roadtrip até Minas Gerais para saber mais do passado da mulher que tanto os marcou. 


A viagem guarda descobertas profundas e faz João Paulo refletir sobre a proximidade com a babá, em contraste ao relacionamento distante com a mãe. Ao entender que foi um pouco filho de Zila também, deixa vir à tona mágoas, frustrações e sentimentos esquecidos há anos.  


Um dos destaques gráficos do livro é a ausência de travessões para indicar diálogos. Escrito em diferentes vozes, as frases pensadas e as frases de fato ditas são diferenciadas pelo posicionamento na página, em clara oposição. Segundo o autor, o recurso estilístico foi utilizado para refletir o arco narrativo vivido pelo personagem e a sua dificuldade de dizer o que pensa e sente.  


O romance é baseado em experiências do próprio escritor como homem gay pelo mundo: “muito do que está no livro, vivi em primeira pessoa: as descobertas de uma vida gay secreta no mundo árabe, os choques culturais na China, a solidão e a sensação de não pertencimento”. Por meio do personagem, João Filipe da Mata transmite alegrias e angústias que permeiam o dia a dia da comunidade LGBTQIAP+. 


Já viveu ou têm vontade de experimentar a vida no exterior? Então, vais curtir viajar o mundo pelo enredo de Filho da Mãe. Na Leitura Coletiva, você poderá ganhar o livro, debater com outros leitores e conversar com o escritor! Para ter chances de ser um dos escolhidos para participar, basta se inscrever pelo link: https://forms.gle/tiuNPZ5o5jm7K5SL6  



Para conhecer o autor: A jornada de J. Filipe da Mata na literatura começou desde cedo e, como leitor, sempre sentiu falta de protagonismo LGBTQIAP+ nos livros: “quis contribuir para a oferta de literatura com protagonistas gays, pois, no decorrer da minha experiência como leitor, sempre senti falta de histórias assim”. 


Assim como o protagonista de Filho da Mãe, o autor já viveu em vários países do mundo, como Eslovênia, Itália, Emirados Árabes Unidos, China, Sri Lanka e, atualmente, na Austrália. Graduado em Direito e servidor público do Ministério das Relações Exteriores, escreve inspirado nas experiências profissionais em embaixadas e consulados brasileiros pelo mundo. 


Instagram do autor: @jfilipedamata 

Nenhum comentário:

Postar um comentário