“As exibições internacionais de 'Kororo to Kokoro' enriqueceram sua jornada, mas é especialmente significativo trazê-lo ao público brasileiro através do Canal Brasil. Este filme é uma conexão entre passado e presente, proporcionando não apenas uma oportunidade de reflexão sobre as diversas identidades que moldam o Brasil, mas também um convite para os espectadores mergulharem em uma narrativa que transcende fronteiras culturais."
Dirigido pelo cineasta nipo-brasileiro André Hayato Saito, o filme surgiu de uma história real: os laços de amizade entre sua já falecida avó, Shigeru, com uma antiga amiga, Takae, em sua terra natal, o Japão. Quando jovens, Shigeru e Takae fizeram um pacto eterno de amizade e prometeram se encontrar, após a morte, onde os botos cor-de-rosa se reúnem na Amazônia.
Anos após a morte da avó, Saito embarcou com os pais em uma viagem ao Japão. Nesta jornada encontraram Takae, a protagonista do filme, que pegou na mão de Saito e desandou a lhe contar histórias sobre sua avó, até que a avisaram que ele não falava japonês. Foi então que ela botou a mão em seu peito e disse: "Não importa, coração com coração (kokoro to kokoro) e nos tornamos um".
Conduzido como um docuficção, formato híbrido que mescla documentário e ficção, ‘Kokoro to Kokoro’ integra uma trilogia de filmes onde Saito busca tratar de feridas identitárias ainda abertas, resgatando sua ancestralidade japonesa e refletindo sobre o espaço das culturas diaspóricas no tecido social brasileiro.
Além de ‘Kokoro to Kokoro', a trilogia conta com os curtas ‘Vento Dourado’, que está no circuito de festivais internacionais, e ‘Amarela’, em finalização. Este último será o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, ‘Crisântemo Amarelo’, projeto que sintetiza a trilogia e está em processo de captação. Todos os filmes são produzidos pela MyMama Entertainment, onde Saito realiza também trabalhos para publicidade, através da dupla Kid Burro, juntamente com Cesar Nery.
O Canal Brasil está disponível na Globo Play, Claro TV, Oi TV e Vivo TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário