Segundo o levantamento do projeto Pipa (Primeira Infância para Adultos Saudáveis), realizado pelo Ministério da Educação e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 10,1% das crianças até 3 anos de idade apresentaram atraso no desenvolvimento esperado, assim como outras 12,8% na faixa entre 3 e 5 anos de idade.
Somando os dois grupos, são 22,9% de crianças com atrasos no período mais crucial de estímulos ao aprendizado. Nos primeiros anos de vida, o cérebro infantil se desenvolve mais rapidamente e é bastante sensível aos cuidados e estímulos ambientais. O estudo foi divulgado no final de outubro, com informações coletadas entre mais de 13 mil crianças que moram em 13 capitais brasileiras.
Ainda de acordo com a pesquisa, o atraso no desenvolvimento infantil é maior entre as famílias com vulnerabilidade social e situação de pobreza. Crianças de famílias beneficiárias do Bolsa Família apresentaram, na média geral, 15% de atraso no desenvolvimento infantil esperado até os 5 anos, frente aos 9% de lares que não participavam de nenhum programa social.
E a situação pode ser ainda mais grave. A pesquisa fala de quase 25% das nossas crianças nas capitais brasileiras, mas imagina o resultado em zonas rurais, onde o acesso à informação é ainda mais restrito. Essas crianças não atingiram o desenvolvimento esperado e estão com atrasos consideráveis. Por isso a importância urgente de políticas públicas e ativas voltadas para a conscientização da educação infantil o quanto antes para a melhor formação dos nossos jovens. Fica essa reflexão para quem sabe em 2024 termos o ínicio de um resultado diferente.
*Fernanda King é pedagoga com pós graduação em Desenvolvimento Infantil, tendo formação especializada em educação infantil em Reggio Emília (Itália) e na Argentina, além de diretora e fundadora da Petit Kids, escola de educação infantil em São Paulo.
Sobre a Petit Kids
Espaço plural, que promove educação com um olhar carinhoso para a primeira infância, fase mais importante da vida das crianças, baseado no acolhimento das famílias, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valores humanos, capacidades intelectuais e motoras da criança, respeitando características individuais. Espaço educativo no qual as mães dos bebês podem amamentar, as coordenadoras e professoras conhecem a rotina da criança em cada detalhe. Espaço inovador, com estrutura moderna, pedagogia avançada, aulas bilíngues, de robótica e educação financeira, entre outras. Oferece o equilíbrio necessário entre o afeto necessário na Educação Infantil e a prática progressista do conhecimento. Agrega atividades extracurriculares como o ensino da língua inglesa, capoeira, arte, música, culinária, contação de histórias, atividades psicomotoras, artes marciais, dança, entre outras. Incentiva o respeito às diferenças, o entendimento da neurodiversidade e aspectos que promovem uma educação realmente inclusiva. Tem o excelente custo-benefício, sem taxas extras e com flexibilidade de atendimento.
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